terça-feira, junho 25

Metodologia de Gestão de Projetos baseada em práticas do SCRUM e do PMBOK

O objetivo principal deste artigo é discutir sobre uma metodologia de Gestão de Projetos baseada nas melhores práticas do PMBOK, mas combinada com ferramentas e técnicas do SCRUM




É possível utilizarmos os dois modelos em uma única metodologia?

Para os evangelistas do SCRUM isso pode soar um pouco estranho, assim como aqueles que fazem uso das melhores práticas descritas no PMBOK dentro de suas metodologias de Gestão de Projetos. 

Nos projetos onde tive a oportunidade de atuar como Gerente de Projetos (GP), consegui aplicar boa parte das práticas descritas no PMBOK. Acredito que estas boas práticas contribuíram bastante para que meus projetos tenham sido bem sucedidos. Apesar disso, jamais deixei de olhar para outras técnicas e ferramentas de mercado, assim como as contidas nos métodos ágeis. 

Na minha opinião, acredito que é válido criarmos uma metodologia de Gestão de Projetos com base nestes dois modelos. O importante é que isso traga bons resultados para a empresa. Se não trouxer bons resultados, então posso estar enganado, mas o que me motivou a escrever este artigo é o fato de ter comprovado que este modelo misto é possível.
A certificação PMI-ACP:
Além da certificação PMP, o PMI também fornece a credencial PMI-Agile Certified Practitioner (PMI-ACP). A credencial PMI-ACP atesta que o profissional possui a capacidade em compreender os princípios e conceitos da Gestão Ágil de Projetos.
Um caso de sucesso:
Na empresa onde trabalho utilizamos as práticas descritas no PMBOK, mas também utilizamos ferramentas e técnicas do SCRUM bem interessantes e úteis, como, por exemplo, o Kanban, as reuniões de Sprint Planning, as apresentações de Sprint com a participação do cliente e as reuniões de retrospectiva. A seguir vou comentar bem resumidamente sobre cada item.

O Kanban é utilizado para dar total visibilidade no que a equipe esta trabalhando. Criamos o nosso Kanban através das ferramentas existentes, mas os quadros também são utilizados. Esta iniciativa foi bem bacana, pois além da visibilidade, também trouxe uma competição bem positiva dentro do time. As reuniões de Sprint Planning tornaram a participação do time mais efetiva. 

Trazer o cliente final para as apresentações de Sprint na minha opinião foi uma iniciativa excelente, pois isso tornou o processo mais transparente. o cliente tem a visibilidade do trabalho que esta sendo feito. Claro que é importante apresentar para o cliente aquelas funcionalidades que agreguem valor de negócio. O processo de gestão de mudanças funciona muito bem quando o cliente participa das apresentações de Sprint. sempre que isto aconteceu nos projetos que eu gerenciei, por incrível que pareça, nunca tive nenhum problema para negociar uma única mudança de escopo. Claro que é extremamente importante que esteja bem claro o que é parte ou não do escopo.

As reuniões de retrospectiva são muito importantes, pois toda equipe participa. O foco destas reuniões é na discussão das lições aprendidas que fazem parte do processo de encerramento, mas também é o momento de ˜lavar a roupa suja˜, sempre com profissionalismo é claro. Encaro isso como um excelente momento de evolução profissional, pois temos que ser bem maduros para escutar os elogios, mas principalmente as críticas do time.

Conclusão
Até o momento vejo com bons olhos este modelo misto, pois conseguimos aproximar o cliente do time, isso trouxe maior transparência no processo e o time geralmente se sente mais motivado. Claro que além do modelo utilizado, a sinergia existente dentro do time e a habilidade de liderança do GP são fundamentais para que o projeto seja entregue com sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário