Depois de eletrificar carros que circulam internamente, a Itaipu Binacional trabalha no projeto do primeiro avião elétrico brasileiro
A ideia é reproduzir nos ares a mesma fórmula de conversão do sistema de propulsão a combustão para o elétrico, como nas Palio Weekend movidas à bateria que circulam nas instalações da empresa. O protótipo foi cedido pela ACS Aviation, deSão José dos Campos (SP), e a primeira decolagem com emissão zero deve ocorrer em agosto, na pista de Itaipu.
O engenheiro Celso Novais, coordenador do projeto, diz que a nova linha de pesquisa vai se somar ao conhecimento sobre o uso de materiais compostos, altamente resistentes, para a redução do peso dos protótipos elétricos. "Não há setor que entenda mais sobre esse assunto que as empresas aeronáuticas", afirma Novais. Também nos carros, o fator é determinante para contribuir para uma maior autonomia, um dos maiores entraves para a disseminação dos elétricos. "A ACS desenvolveu, por exemplo, uma asa que é tão resistente que suporta dez sacos de cimento em cada lado. Ao mesmo tempo, é tão leve que é possível levantá-la com um dedo".
Segundo o coordenador, o caminho mais rápido e eficiente para melhorar a autonomia da Weekend elétrica, atualmente de 120 km, é a redução do peso dos materiais empregados. "Nós poderemos ser uma referência nesse segmento, pois neste setor todos estão começando, não tem ninguém que esteja muito à frente. Nosso avião será um dos mais avançados no mundo", afirma Novais.
FONTE: Planeta Sustentável
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