segunda-feira, junho 24

EXECUTIVOS BRASILEIROS ESTÃO LEVANDO MAIS TEMPO PARA VOLTAR AO MERCADO DE TRABALHO


Cresce o tempo para executivo desempregado

 voltar ao mercado


Os executivos brasileiros estão levando mais tempo para voltar ao mercado de trabalho. Dados da consultoria de recrutamento Hays e do instituto de ensino Insper indicam que, neste ano, cresceu a parcela de profissionais que ocupavam cargos de gerência e coordenação e estão sem trabalho há ao menos quatro meses.

"Quem procura recolocação no mercado precisa de mais paciência: os prazos estão mais dilatados em relação a 2012", afirma o estudo.

No levantamento deste ano, praticamente um em cada quatro entrevistados (23%) está sem emprego por um período de quatro a seis meses. Em 2012, o percentual era de 12,5%. E quase um em cada cinco (18,8%) dos entrevistados está fora do mercado por entre sete e 12 meses, índice maior que o registrado no ano passado (9,8%).

Enquanto isso, caiu de 64,5% para 42,2% o índice de profissionais que estavam sem emprego por menos de três meses.

"Mudou também o motivo pelo qual essas pessoas estão sem emprego: em 2012, quase metade (47,9%) pediu demissão; em 2013, 55,3% foram demitidos", afirma o texto da pesquisa.

Para Mark Bowden, diretor-geral da Hays no sul da Europa e na América Latina, isso significa que quanto mais a pessoa fica sem emprego, mais tempo demora para voltar a trabalhar. "Os que estão há mais de um ano desempregados têm muita dificuldade para se recolocar", diz.

O estudo ouviu 700 companhias e 7.500 pessoas no Brasil.

FONTE: folha.uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário