domingo, junho 9

EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO E SUAS CARACTERÍSTICAS



Prazos apertados, grandes volumes, alto padrão de qualidade. Fornecer produtos para o mercado de brindes exige que a empresa esteja pronta para atender todas as demandas. Para isso, é preciso ser ágil e produtivo. As sócias da Suklaá Chocolates, finalista do Extreme Makeover 2012, viveram isso na prática. Mesmo atuando há cinco anos nesse mercado, elas aprenderam uma lição valiosa recentemente. Receberam de um cliente um pedido de 10 mil trufas. Para produzi-las, precisariam trabalhar em sua capacidade máxima para cumprir o prazo previsto. Mas antes de colocar a mão na massa, as irmãs Ligia e Heloisa Gennari fizeram uma reunião com as funcionárias para organizar o trabalho e explicar a importância da encomenda. O resultado? Tudo ficou pronto um dia antes do prazo final.
As empreendedoras aplicaram no seu dia a dia um dos princípios fundamentais para ter uma equipe mais produtiva: a boa comunicação. Conheça, a seguir, as características dos times de alto desempenho, segundo o especialista Christian Barbosa:
Liderança de fato
Um bom líder é o que separa uma “equipe ruim” de uma “equipe fantástica”. Líderes negligentes não fazem a coisa acontecer, líderes urgentes matam a produtividade da equipe. Líderes egocêntricos matam o propósito do time. Por outro lado, líderes que dão suporte, capacitam, estabelecem modelos de comunicação, definem prioridades claras e dão o poder de decisão ao time, fazem a coisa acontecer. O líder não precisa saber nem resolver tudo, mas precisa dar espaço para a equipe e maximizar o potencial do grupo.
Foco nas pessoas
As equipes dão certo pelas pessoas que as compõem. Você pode ter os melhores processos, metas, sistemas, mas são as pessoas que fazem a diferença. Quando a equipe tem pessoas valorizadas, vistas com seus problemas e competências, e que têm chances para o aumento de seu equilíbrio pessoal, tudo fui melhor.
Comunicação aberta
Esse é um dos pontos mais difíceis e também mais interessantes das equipes de alta produtividade. Quando a comunicação é aberta, direta, honesta e objetiva, a coisa funciona. Em equipes em que a comunicação tem barreiras, em que tudo se resolve por e-mail ou com reuniões, em que falar com o líder exige um “protocolo”, a produtividade fica truncada.
Gerenciamento de tempo
Quanto mais efetivas as pessoas são individualmente, mais a equipe aumenta sua performance. Se uma pessoa não consegue lidar com seus e-mails, não sabe planejar, não consegue priorizar nem se organizar, compromete o desempenho de todos. Gerenciar o tempo é uma competência individual que no grupo traz resultados incríveis.
Aprender com os erros
Equipes maduras e de alta produtividade erram. É importante que a cada erro alguém se prontifique a mapear, identificar as origens e a solucionar o problema. Todo mundo erra, processos podem estar errados, sistemas podem ter erros. O erro é bem-vindo nessas equipes, com a diferença de que eles servirão para ajudar o grupo a ajustar a rota, evitar que novas urgências apareçam e servirão como exemplo de melhores práticas. A negligência ou aceitação do erro é que faz o erro ser um “erro”.

FONTE: revistapegn

Nenhum comentário:

Postar um comentário