segunda-feira, junho 3

COWORKING É MUITO MAIS DO QUE UM ESPAÇO COLABORATIVO


"Uma nova maneira de pensar o trabalho no século XXI"


Coworking é uma tendência mundial para um novo padrão de trabalho.
Os profissionais autônomos, quem trabalha em casa e quem viaja muito a trabalho sofrem de um mal comum: o isolamento. Coworking é união de um grupo de pessoas que continuam trabalhando independentes umas das outras, mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço, gerando um fluxo de troca de idéias e experiências.
Grande parte dos espaços de coworking foram fundados por empreendedores"nômades" de tecnologia, que buscavam locais de trabalho alternativos aos cafés e às suas próprias casas.
Incubadoras de startups, centros de negócios ou escritórios virtuais não se encaixam no modelo de coworking, pois lhes faltam os principais aspectos: o social, o colaborativo e o informal. As práticas de conduta do coworking fazem com que ele se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade.

BREVE HISTÓRICO
O termo coworking foi criado por BernieDeKoven em 1999 e em 2005 usado por Brad Neuberg para descrever um espaço físico, primeiramente chamado de “9 to 5 group".
Neuberg criou o “Hat Factory”, um espaço de coworking baseado em São Francisco, um apartamento onde trabalhavam 3 profissionais de tecnologia e que abria suas portas durante o dia para “avulsos” que precisavam de um lugar para trabalhar e queriam compartilhar experiência. Hoje, existem aproximadamente 2500 espaços de coworking,1 em 6 continentes.
No Brasil, o coworking chegou em 2008, com a abertura da unidade São Paulo do espaço de origem inglesa The Hub, por Pablo Handl e do brasileiro Pto de Contato,2 também em São Paulo, fundado pela publicitária Fernanda Nudelman. A abertura dos dois espaços deu origem a um movimento que teve rápido crescimento e que estimulou a abertura de vários outros espaços em pouco tempo, levando o coworking para todo o país. Em 2013, segundo a primeira Pesquisa Coworking no Brasil, de Maio de 2013, realizada pelo site Movebla, em parceria com o site internacional Deskmag,3 já mostrava mais de 100 espaços em diversos estados, com focos diversificados e com ambientes que agradam a todos os tipos de profissionais.
Em 2013 no Brasil, Marcelo Ribeiro e Gustavo Almeida criaram o "Coworking - Espaço Conceito", seguindo a filosofia do coworking de Neuberg com o diferencial do "Roaming Coworking" - que consiste em suportar usuários em outras unidades pelo mundo redirecionando os recursos captados no local contratado e repassando para unidade em trânsito utilizada pelo coworker.


UMA EXPERIÊNCIA EM SÃO PAULO

Desde que foi inaugurado em 2010, o MyJobSpace, o primeiro coworking da Zona Sul, vem notando o aumento significativo na procura de profissionais liberais pelo espaço. O crescimento de empresas compostas por apenas uma pessoa e o aumento do trânsito tem encorajado muitos profissionais que vivem nas grandes capitais a negociarem com suas empresas para poder trabalhar parcialmente em casa ou próximo de casa, o que vem aumentando o número crescente de coworkings em vários bairros de São Paulo entre outras cidades.
No caso, o MyJobSpace está estrategicamente localizado próximo ao metrô Conceição, e é um dos poucos que foge do eixo "Vila Madalena - Paulista", pontos considerados mais "cools" na capital paulista. "Hoje, nosso público é, na sua maioria, de profissionais liberais e de empreendedores que não querem gastar com estrutura física, e enxergam no coworking uma maneira de economizar e ao mesmo tempo de compartilhar e fazer novos negócios" afirma Ana Lúcia Fontes, proprietária do MyJobSpace.
Ainda há muito o que conquistar nesse mercado, já que a cultura de abrir uma empresa e montar um escritório próprio faz parte da maioria dos sonhos dos empreendedores pouco conhecedores do mercado, mas que com o tempo acabam recorrendo ao coworking para reduzir custos e vem o quanto perderam tempo e dinheiro investindo em algo que já existia pronto, " O maior erro dos novos empreendedores é se preocupar mais com a cor da cortina do que com a busca de novos clientes, o que acaba atrapalhando no começo de um negócio " afirma Ana Fontes, " aqui no 
MyJobSpace, além da estrutura física, ainda oferecemos apoio com o pessoal e espaço para salas de reuniões, eventos e fazemos preços especiais para empresas que queiram trazer um grupo maior para cá. Costumo dizer que nosso cliente não precisa se preocupar se o pó do café acabou, é só vir e trabalhar, que o cafezinho o estará esperando na sala" conclui Ana.
MyJobSpace possui espaço para mais de 60 posições e 3 salas de reuniões e um auditório para mais de 60 pessoas.

Rede Mulher Empreendedora


FONTE: CNN/UOL/FOLHA


Nenhum comentário:

Postar um comentário