segunda-feira, junho 24

COMO ENGAJAR MELHOR SEUS ALUNOS NAS REDES SOCIAIS


Que as redes sociais são um dos ingredientes fundamentais para a comunicação entre alunos e instituições de ensino todos já sabem. O que ainda parece não estar claro ainda é que para esta comunicação ser realmente significativa ela precisa ser contínua. Seus alunos não querem apenas reclamar ou solicitar um serviço através das redes sociais, eles querem saber o que está acontecendo dentro da Instituição que ele escolheu estudar: quais eventos estão agendados para o próximo mês, as principais modificações para o próximo semestrenotíciascursos de férias, os projetos em andamento e muito mais.
 
Pesquisa realizada com 180 alunos de instituições de ensino de Minas Gerais e Espírito Santo
 O aluno de hoje quer contribuir, quer co-construir, quer fazer parte. Para isso é dever das universidades integrá-lo no ambiente acadêmico. Não é raro ver alunos que vivem intensamente este período universitário: chegam em suas instituições pela manhã e só saem quando anoitece, conhecem basicamente todo o campus (não apenas o espaço do seu curso), são curiosos, e têm sede de conhecimento. Para que mais alunos tenham esta postura é preciso que as universidades estimulem seus alunos, que proporcionem à eles experiências inesquecíveis. Afinal, a universidade é uma das melhores épocas da vida de um jovem!
Além disso, o aluno quando impactado positivamente por suas experiências tende a falar sobre elas com entusiasmo, impactando também outros alunos e futuros alunos. Já pensou como isso pode ser positivo para a sua IES?
 5 dicas de como engajar melhor 
seus alunos nas redes sociais

1- Utilize melhor o Foursquare
Foursquare vem amadurecendo bastante e se transformando, cada vez mais, em um mídia social que vai além de apenas mostrar onde seus amigos estão. Recentemente esta mídia apresentou um novo design, totalmente remodelado, mais bonito, mais rápido e com novas funcionalidades, como a de informar se há novos locais em sua cidade (ou em cidades que você costuma ir com frequência) e te dá referências de pontos interessantes em locais que está visitando. Uma outra novidade é que a busca mostra sugestões a medida que começa a digitar (muito semelhante ao recurso na busca do Google).
Você sabe quantos check-ins seu campus possui? Quantas pessoas? Quais as dicas mais relevantes? Já solicitou a administração de seu local (venue)?
Faça com que seus alunos tenham orgulho de mencionar a sua IES nas mídias! Realize promoções, incentive dicas positivas, promova seus prefeitos (mayors) para além das redes sociais. O resultado pode ser surpreendente…
2 – Nós amamos o Instagram

Este aplicativo têm sido o “queridinho” dos jovens! No ano passado o Instagram foi comprado pelo Facebook, e conta com 100 milhões de usuários ativos, e mais de 40 milhões de imagens publicadas por dia. E recentemente também apareceu com novidades, agora você consegue marcar pessoas nas fotos e navegar pelo feed de imagens onde você e seus contatos aparecem.

E sua instituição, está utilizando esse engajamento espontâneo do seu público a seu favor? Realize concursos fotográficos, promova as melhores fotos, engaje seus alunos com sua marca por meio do lúdico.
 3 – Crie eventos no Facebook
Grande parte do seu alunos possuem um perfil nessa rede de altíssima relevância social, bem como os amigos de seus alunos. Já dá pra ter uma ideia do alcance que o seu evento pode atingir, não é? Divulgue a agenda da sua Instituição, palestras gratuitas, aulas especiais, cursos de férias entre outros. Deixar seus alunos por dentro dos eventos da sua IES faz com que eles programem melhor seus horários para comparecer.
Além disso, quando algum aluno marca que estará presente em um evento ele compartilha, automaticamente, seu  interessem com sua rede de amigos – e realiza, de forma orgânica, o network-based marketing.

4 – Promova acontecimentos atuais do mundo
As Universidades são grandes responsáveis pela formação dos jovens de hoje, por isso é preciso que suas ações ultrapassem o conhecimento compartilhado nos Campus das Universidades. É preciso ir além, tornar nossos jovens mais antenados no meio online, gerar reflexões mais profundas, incentivando discussões relevantes para toda a comunidade acadêmica. Produzir conteúdo original e atual é um dos grandes segredos para o sucesso nas redes sociais.

5 – Envolva-os na prática
 
São nas Universidades que grandes profissionais dão início a sua carreira. Nas salas de aulas, no corredores, e principalmente nos laborátórios. Muitos são os exemplos de grandes profissionais de hoje que, quando na Faculdade, passavam horas e mais horas nos laboratórios.
Incentive cada vez mais seus alunos com os laboratórios das sua IES! As redes sociais são liberadas? Podemos orientar os estudantes para um melhor uso destas ferramentas?Veja Uma história verídica sobre mídias sociais e as Universidades
Promova monitorias, auxilie-os com dicas sobre o mercado de trabalho, compartilhe vagas de estágios. Dessa forma a sua IES pode se tornar uma grande referência para seus alunos. 
Ainda possui dúvidas sobre a eficiência da comunicação digital?
Lembre-se:
  • O seu público está aqui! Mais de 90% dos jovens universitários estão presentes nas redes sociais.
  • O investimento é relativamente baixo e o retorno, quando bem planejado e alinhado a sua estratégia, pode ser alto.
  • A comunicação é rápida e direta, os alunos falam e querem ser ouvidos.
  • Há uma grande variação de mídias e ferramentas digitais disponíveis. Aproprie-se daquelas que melhor atendem suas necessidades.
FONTE: PlanetaY

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