Assessoria de imprensa para pequenas empresas
A assessoria de imprensa, uma das principais frentes da comunicação já conhecida de grandes marcas e multinacionais, está sendo descoberta e caindo no gosto das pequenas e médias empresas nos diversos setores. O serviço, que antes era usado apenas para gerenciamento de crises em grandes empresas, já é visto hoje com outros olhos e tem ajudado a erguer marcas, gerando credibilidade, com um investimento bem mais acessível às empresas de pequeno e médio porte do que os cobrados em outras ferramentas de comunicação.
Muitas dessas empresas ainda acreditam erroneamente que esse serviço é apenas para “grandes” empresas, mas isso não é verdade. É possível sim investir em assessoria de imprensa mesmo sendo uma pequena empresa. Hoje em dia, existem agências de comunicação especializadas na divulgação de pequenas e médias empresas, que conseguem ótimos resultados com um budget bem menor do que seria investido em outras ações de comunicação. Aliás, esse é um instrumento que deveria ser mais incluído entre as estratégias das companhias de menor porte, pois ele ajuda a dar maior destaque a empresa e, consequentemente, a alavancar negócios.
Porém, para que esse serviço se torne essencial dentro dessas empresas, é preciso que os gestores o enxerguem como um aliado na construção e reputação da imagem. Afinal, é a assessoria de imprensa que desenvolve o relacionamento da marca, empresa ou do profissional junto aos meios de comunicação (revistas, sites, jornais, emissoras de rádio e TV). Gerando matérias nesses veículos vinculadas a marca e tornando-a mais conhecida entre o público. É essa mídia espontânea que traz evidência e credibilidade aos produtos, profissionais, serviços e corporações.
Para isso, a assessoria de imprensa cria estratégias de divulgação, escreve press-releases, notas, artigos, sugere pautas, está sempre em contato com os jornalistas da área, faz clipagem das matérias publicadas, monitora a mídia, faz relatórios de resultados, etc. Essas são algumas das atividades que as agências de comunicação realizam para seus clientes quando contratadas.
Assim, a assessoria de imprensa será a responsável por transmitir à imprensa todos os valores e mensagens da empresa. Ela que manterá o relacionamento da marca com os jornalistas e formadores de opinião. Por isso, é importante observar a dinâmica da agência que fará esse serviço para a empresa, bem como acompanhar as estratégias e saldos do trabalho realizado. Pois, os resultados dependem não só da assessoria de imprensa, mas também da colaboração da empresa, com informações, novidades, produtos e disponibilidade para os jornalistas sempre que necessário.
FONTE: Adnews
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