Manter as tarefas sob controle, criar aviso de férias e dar logout remoto são ações de fácil execução que podem fazer o e-mail trabalhar para você
O Gmail é famoso por seu vasto arsenal de recursos de personalização. Este famoso serviço de e-mail oferece ainda diversos recursos vindos diretamente dos Google Labs, prontos para experimentar.
As cinco dicas a seguir o ajudarão a trabalhar de forma bem mais eficiente.
1. Mantenha as tarefas sob controle
Imagine que você receba um e-mail de um amigo que propõe um jantar. A opção Tarefas, disponível sob o menu “Mais ações”, vai converter este e-mail em um item que poderá ser marcado quando já tiver sido realizado.
Para fazer isso, abra a mensagem e escolha “Adicionar às Tarefas”, dentro do menu “Mais ações”. Sua lista de tarefas será aberta, e a linha de assunto deste e-mail virá acompanhada de uma caixa de marcação.
Escolha o sinal de maior “>” próxima da linha de assunto para atribuir à tarefa uma data e outros detalhes que quiser. Para remover uma tarefa da lista, clique na caixa ao lado do nome da tarefa.
Para mais opções de Tarefas, escolha “Ações” – é a última opção da janela. De lá, você poderá priorizar a tarefa (Control Seta para Cima e Control Seta para Baixo farão mover as tarefas para cima e para baixo), mandá-la por e-mail ou imprimir a lista de tarefas, classificar as tarefas por data ou consultar as tarefas já feitas.
Para voltar a ver a lista de tarefas, clique em “Tarefas” no menu esquerdo da tela, logo abaixo de “Contatos”.
Sua lista de tarefas também pode ser consultada de outras formas. Visite www.gmail.com/tasks para saber como acessar ou editar tarefas específicas quando estiver longe de seu computador.
2. Avise quando estiver em férias
De folga neste fim de ano? O recurso “Fora do escritório” do Gmail, chamado “Resposta automática de férias”, enviará automaticamente uma resposta quando alguém mandar e-mails enquanto estiver fora.
Para ativá-lo, escolha a aba “Geral” sob “Configurações”. Vá até o fim da lista de opções e escolhar “Resposta automática de férias ativada”. Digite o assunto do e-mail que você quer enviar aos que entrarem em contato via Gmail, digite uma mensagem, informe o invervalo de dias em que estará fora e clique em “Salvar alterações”.
3. Ganhe agilidade com atalhos de teclado
Sentindo-se um pouco sobrecarregado de e-mails? Navegar por dezenas de mensagens toda manhã certamente come boa parte da manhã. A solução do Gmail: atalhos de teclado para deslizar suave e rapidamente sobre a Caixa de Entrada.
Nas configurações do Gmail, escolha “Geral”. Então, clique em “Atalhos do teclado ativados” – é uma das primeiras opções.
Uma lista completa dos atalhos pode ser encontrada na página de ajuda do Gmail.
4. Veja as mensagens enviadas apenas para você
Algumas vezes os e-mails que têm uma lista de pessoas como destinatário não são tão importantes quanto os enviados apenas para você.
O recurso “Indicadores de mensagem pessoal” coloca flechas ao lado das mensagens da Caixa de Entrada. Dessa forma, você pode ver se um e-mail tem apenas você como destinatário. Flechas simples indicam recipientes múltiplos, enquanto flechas duplas indicam que o e-mail foi enviado apenas para você.
Para ativar os Indicadores de mensagem pessoal, visite a aba “Geral” sob suas configurações de Gmail. Escolha “Exibir indicadores” e, depois, clique em “Salvar alterações”.
5. Dar logout remoto em um computador público
Se você usou um computador público em uma lan house ou telecentro ou abriu seu Gmail em um PC de um amigo e se esqueceu de sair de sua conta, o Gmail tem um recurso que permite fazer o logout remoto.
No rodapé de sua Caixa de Entrada, você pode ver informações sobre a hora e o local de seu último acesso.
Clique em “Detalhes” para ver as atividades mais recentes, incluindo local, hora e data em que seu e-mail foi acessado, a forma de acesso (navegador ou celular) e o endereço IP de onde ocorreu o acesso.
De lá, você poderá dar logout de qualquer outra sessão que ainda estiver aberta, bem como definir um alerta para qualquer atividade suspeita.
FONTE: computerworld.uol
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