terça-feira, outubro 1

Pós-graduandos brasileiros na Europa

Diretor científico da FAPESP abriu conferência da Associação de Brasileiros Estudantes 
de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido

O diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, foi o orador principal da abertura da sexta conferência da Associação de Brasileiros Estudantes de Pós-Graduação e Pesquisadores no Reino Unido (ABEP-UK) e do 2º Congresso Europeu de Pós-graduandos e Pesquisadores Brasileiros, que ocorreram em Londres no sábado (28/09).
Brito Cruz fez uma exposição sobre o panorama atual da pesquisa científica no Estado de São Paulo e destacou as oportunidades que a FAPESP oferece para pesquisadores estrangeiros e brasileiros residentes no exterior, em especial por meio do programa Jovens Pesquisadores.
Cerca de cem pós-graduandos de nacionalidade brasileira residentes no Reino Unido, Portugal, Espanha, Itália, França e outros países da Europa participaram dos eventos, realizados na Royal Society, em Londres.
O atual presidente da ABEP-UK, Gledson Emidio, abriu a sessão, com um relato da história da entidade, que já tem 33 anos de existência. Ele anunciou que o embaixador do Brasil em Londres, Roberto Jaguaribe, foi nomeado presidente de honra da organização. Jaguaribe, também presente ao encontro, fez um pronunciamento e destacou a importância da ABEP-UK ao longo de mais de três décadas.
Gledson Emidio é farmacêutico e atualmente cursa doutorado em Engenharia Química pela Universidade de Strathclyde, na Escócia. Sua pesquisa é direcionada ao desenvolvimento de técnicas quimiométricas aplicadas a dados espectroscópicos e de processos industriais.
O vice-presidente da organização, Edmar da Rocha, atualmente é pesquisador na London School of Economics. Possui doutorado em Sociologia pela Università degli Studi di Milano (2012), mestrado em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997).
A ABEP-UK vem servindo como um importante elemento de integração entre estudantes e pesquisadores brasileiros residentes no Reino Unido, bem como representando seus associados junto a órgãos brasileiros, como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a FAPESP, e britânicos, como o Home Office.
Entre os conferencistas nos encontros, além de Brito Cruz e Jaguaribe, estavam Dominic Emery, vice-presidente de planejamento de longo prazo da BP no Brasil; Anthony Pereira, diretor do Instituto Brazil do King’s College em Londres; Wen Hwa Lee, gerente de alianças estratégicas do consórcio de genômica da Universidade de Oxford; Vanessa Gabriel-Robinson, diretora do Instituto BR e gerente de projetos do British Council; e Catherine de Lage, editora da NatureJobs.
Além das conferências, diversos trabalhos de pesquisa foram apresentados e debatidos em reuniões durante o evento. Os temas aglutinadores foram: literatura e cinema, políticas florestais e educação indigenista, filosofia e meios de comunicação, ciências biológicas, economia e seguridade, ciências exatas.
Nas apresentações em pôsteres, os temas foram: antropologia, educação, literatura, Amazônia, filosofia e psicologia, design, ciências biológicas, economia e megaeventos esportivos hospedados pelo Brasil.

FONTE: FAPESP

Nenhum comentário:

Postar um comentário