Estudo mostra como está sendo realizado o networking no Brasil e o aumento dessa prática do universo virtual
O advento da tecnologia não só encurtou barreiras da comunicação como também promoveu uma maior interação entre seus usuários. Aquilo que, normalmente, era feito apenas de forma presencial, está se tornando cada vez mais virtual, assim como o networking. Seja por meio de e-mails, grupos de discussão ou redes sociais (como é o caso do LinkedIn), o networking virtual é o novo aliado para aqueles que querem estreitar suas relações profissionais.
Um estudo divulgado pela Robert Half com 651 executivos do país mostrou que o networking virtual já é utilizado por 83% dos entrevistados contra 72% do modo presencial. Porém, ao serem questionados sobre se deixaram de realizar o networking presencial depois de aderirem ao virtual, 19% responderam que sim e 81% disseram usar as duas formas de contato. Isso mostra que apesar do contato virtual ser uma ferramenta de mercado muito importante atualmente, não se pode descartar as relações pessoais nesse processo, sendo que 57% afirmaram que o presencial é ainda o mais eficiente, seguido de 21% optam, por ferramentas virtuais e 21% preferem as redes sociais.
Segundo Fábio Saad, gerente sênior da divisão de finanças da Robert Half, "muitas pessoas, por timidez, optam por fazer o primeiro contato pelas redes sociais para depois iniciar uma aproximação maior. E quando já se tem um contato pessoal, fica mais fácil estabelecer o virtual depois", afirma o executivo.
Por isso é importante escolher a forma mais eficiente de realizar um networking virtual e o indicado é listar pessoas interessantes para conhecer e fazer o contato. "Algumas vão ignorar e outras não. Em uma dessas tentativas pode ser que o profissional encontre um recrutador que esteja em busca de um perfil como o dele", completa Saad.
FONTE: RevistaMelhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário