quarta-feira, agosto 14

Noruega quer agora transformar também o lixo dos outros em riqueza

País aproveita os dejetos que gera para produzir energia. Só que o seu lixo acabou e o jeito é importar


Noruega quer agora transformar também o lixo dos outros em riqueza
Norte europeu produz 136 milhões de toneladas de resíduos por ano, mas tem capacidade de processar até 635 milhões

Saber o que fazer com o lixo é um dos principais dilemas globais, mas na Noruega a história é um pouco diferente. Em vez de se empenhar em acordos internacionais delicados para despejar seus dejetos em outros países, o governo norueguês atua na contramão: eles procuram lixo para comprar.
Não, os noruegueses não estão ficando loucos, muito pelo contrário. Eles encontraram uma forma de aproveitar o potencial econômico do lixo. Como? Utilizando-o como matéria-prima de geração de energia.
Metade da energia usada para aquecer a cidade de Oslo, capital da Noruega, é gerada a partir da queima do lixo doméstico, industrial e até hospitalar. E o problema é que o lixo acabou.
O mais intrigante é que essa situação não é exclusiva de Oslo, mas compartilhada por outros países do norte europeu. A região produz cerca de 136 milhões de toneladas de resíduos por ano, mas suas usinas incineradoras têm capacidade de processamento de mais de 635 milhões de toneladas anuais.
Veja no infográfico abaixo (produzido pelo portal G1) como funciona a geração de energia a partir da queima do lixo:




Usinas de queima de lixo na Noruega. A fumaça liberada pelo processo é uma preocupação. Especialistas defendem que a queima a temperaturas superiores a 900ºC reduzem os impactos.


Usina na Suécia, que também é um dos grandes produtores de energia a partir da queima do lixo.


No Brasil, a USINAVERDE pioneira no desenvolvimento e aplicação de técnicas de queima do lixo. Funciona no Rio de Janeiro desde 2004, fruto de uma pesquisa da UFRJ.
 


FONTE: asboasnovas

Nenhum comentário:

Postar um comentário