quarta-feira, junho 26

CONSTATAÇÕES SOBRE MUDANÇAS NO CONSUMO


Pesquisa da TrendWatching mostra que o consumo por canais sociais e preferência por empresas ecológicamente corretas são tendências 

para os próximos anos


O consumo está passando por mudanças. Entre os novos paradigmas estão a preferência pelo aluguel e troca de objetos socialmente, a escolha por marcas que sejam transparentes e a opção por produtos exclusivos em uma determinada região. Estes e outros apontamentos são indicados pela TrendWatching no estudo Tendências Reloaded.


Os fatores decisivos na hora da compra também passam por mudanças. De acordo com o relatório, as escolhas serão pautadas por questões ecológicas relacionadas aos produtos e a tecnologia terá presença constante durante a jornada de compra por meio de identificação de objetos, marcas e informações via internet. Veja a seguir as principais constatações do estudo .

Sellsummers
O perfil Sellsummers representa pessoas que utilizam mais o aluguel ou sistemas de empréstimos ao invés de comprar um bem.  A modalidade também ganha o gosto de quem quer uma relação mais pessoal no consumo.  O Airbnb, site em que pessoas comuns anunciam quartos para turistas em diferentes partes do mundo, saiu de 120 mil para 300 mil espaços listados em 2012 e registrou 3 milhões de hospedagens concluídas.

Maturalism
A tendência do maturalism tem como pilares a transparência e a maturidade e se propõe a fazer um intercâmbio com os consumidores que deixam de ocupar a posição de quem tem que ser agradado sempre. A partir de agora, o cliente passa a ser cobrado também como co-responsável. A Unicef da Suécia usou sua página no Facebook para publicar mensagens como  “Dar um curtir não salva vidas”, a companhia Samoa Air passou a cobrar as passagens de avião de acordo com o peso do passageiro, enquanto o restaurante Hachikyo, no Japão, passou a multar os clientes que deixam sobras de alimentos nos pratos.

Point e know
A jornada de compras deve se tornar ainda mais tecnológica. Equipamentos conectados à internet como smartphones e tablets devem ganhar papel central na busca de informações durante a compra. Com a evolução das “tecnologias para vestir”, como Google Glass e Oakley Airwave com GPS, as marcas devem incluir cada vez mais informações adicionais em vitrines, rótulos, etiquetas e produtos para ampliar as chances de conversão.

Eco Superior
Os produtos passam a buscar mais do que serem ecologicamente corretos. As marcas passam a buscar a superioridade em tudo: funcionalidade, design e economia. Estudantes de engenharia do Peru, por exemplo, desenvolveram um outdoor capaz de extrair 9 mil litros de água potável por trimestre a partir da umidade do ar. Nos Estados Unidos, o Hotel The Green Leaf Inn, em Delavan, Wisconsin, promete produzir mais energia do que gasta, resultando em um consumo zero de eletricidade. O projeto que tem sua inauguração prevista para o segundo trimestre deste ano conta com sistema local de tratamento de água, turbina eólica, painéis solares e programas de coleta de água da chuva.

Made for Bric
Os países emergentes superaram o PIB dos países desenvolvidos este ano, com USD 44,1 trilhões contra USD 42,7 trilhões. Estes registros motivam grandes empresas como L’Occitane, Absolut, Bestman Games e Lamborghini a criarem linhas exclusivas para este mercado. Esta última lançou uma linha de carros limitada apenas para a Malásia.

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FONTE: MundodoMarketing

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