Em nossos posts anteriores já falamos várias vezes sobre a importância da existência de objetivos bem definidos em qualquer estratégia de marketing de conteúdo, quase ao ponto de nos tornarmos repetitivos. Isso não é à toa, possuir um objetivo é crucial para o sucesso de um bom marketing de conteúdo (viu, acabamos de repetir de novo!).
Mas mesmo sabendo que é necessário possuir um objetivo várias empresas esbarram em um segundo desafio, que é definir o objetivo em si. Muitas vezes isso ocorre pois o profissional responsável (e a empresa) estão apenas começando a entrar no mundo do marketing de conteúdo e não sabem exatamente o que é possível alcançar com essa estratégia. Por isso, para ajudar com a definição dos objetivos, iremos dar alguns exemplos tradicionais que podem servir de inspiração:
Reconhecimento de marca
Esse é um dos objetivos mais tradicionais, afinal, que empresa não quer ser top of mind em seu mercado? Quem usa esse tipo de estratégia? Por exemplo, empresas que vendem produtos fora da Internet podem gerar conteúdos engajadores que serão amplamente distribuídos em redes sociais e, consequentemente, irão fazer com que haja uma grande exposição de sua marca. Dessa maneira os clientes terão uma percepção positiva da marca, aumentando as chances de compra em um ponto de venda.
Geração e manutenção de leads
Uma das armas mais importantes de qualquer profissional de marketing é sua lista de e-mails e qualquer outro tipo de lead que seja relevante para o seu negócio. O marketing de conteúdo é ideal para gerar e engajar leads, de maneira a aumentar o número de potenciais clientes que a empresa tem permissão para iniciar um diálogo. Sempre tome cuidado para saber gerenciar bem essas leads, com um bom funil de conversão, para saber o momento certo de entrar em contato, e como entrar em contato, sem ser intrometido e gerar problemas.
A geração de leads é um objetivo muito comum para empresa que possuem processos lentos de venda, com tickets altos, e/ou com baixa taxa de conversão, como construtoras, concessionárias de automóveis e empresas B2B.
Vendas
Eu sei que você está pensando que, obviamente, o objetivo de toda empresa é vender mais e que colocar um objetivo a mais só para isso não é nada esperto, certo? Mas bem, o fato é que o marketing de conteúdo pode também ser usado com um foco em gerar a venda imediata, ao contrário da manutenção de leads, que geralmente é associado a uma venda longa.
Um e-commerce, por exemplo, pode gerar conteúdos que são, ao mesmo tempo, relevantes para seus leitores e que possuam alguma relação direta com um produto vendido por ele. Some isso a um bom layout com CTAs (Calls to Action) e é possível gerar uma máquina de vendas poderosa. Alguns tipos de conteúdo que se encaixam nesse objetivo são análises de produtos, casos de uso, etc.
Engajamento com clientes
Todo bom empresário sabe (ou deveria saber) da importância da manutenção de um bom relacionamento com seus clientes, mesmo após efetuada a venda. Afinal, se uma pessoa já se convenceu a comprar seu produto significa que ela possui alguma percepção positiva em relação à sua empresa, então porque não potencializar isso? Uma construtora pode, por exemplo, enviar uma série de e-mails para seus novos clientes com dicas de como decorar um apartamento ou como se dar bem com vizinhos, por exemplo.
Manter seus clientes engajados pode trazer vários benefícios para sua empresa, como melhorar a percepção de marca, ajudar na divulgação de seu produto para outras pessoas, se tornarem clientes recorrentes e, quem sabe, embaixadores de sua marca.
Se tornar autoridade em um assunto
Esse é um objetivo ambicioso, mas que pode ser alcançado com a dedicação e estratégia certos. A ideia é simples: toda vez que alguém pensar em algum assunto e buscar informações sobre esse assunto acabará esbarrando em sua marca e provavelmente irá usar seu conteúdo como referência ao falar de algum assunto ou mercado específico.
Alcançar o status de autoridade não é uma tarefa fácil, principalmente em mercados que já estão saturados e são muito concorridos. Você deve gerar materiais de altíssima qualidade, prover fatos inéditos, pesquisas e ainda saber divulgar e posicionar muito bem seu conteúdo. Apesar de dar muito trabalho, alcançar esse status vale a pena e te colocará em uma posição muito privilegiada no mercado.
Espero que esses exemplos de objetivos possam te ajudar a traçar o que se adeque melhor à sua estratégia de marketing de conteúdo, e lembre-se que essa lista está longe de ser exaustiva, existem infinitos outros objetivos possíveis.
Consegue pensar em mais algum? Diga para a gente nos comentários.
FONTE: rockcontent
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