É impressionante como o e-mail hoje em dia é considerado quase o “patinho feio” das ferramentas de marketing digital, afinal, já estamos na segunda década do século XXI, e-mails são tão anos 90 e a onda agora são as redes sociais, certo?
Errado!
O envio de newsletters para uma base qualificada ainda é uma das mais poderosas armas do profissional de marketing digital, um canal de comunicação direta em que você possui acesso direto à caixa de entrada de seus leads e clientes, quer coisa mais valiosa que isso? Não me entendam mal, o uso de redes sociais é importantíssimo, mas o importante é entender como todos esses canais são complementares uns aos outros e não substituí-los só porque são “fora de moda”.
Nesse artigo darei alguma dicas importantes para que você faça de sua preciosa lista de e-mails uma poderosa ferramenta em sua estratégia de marketing de conteúdo:
Coletando e-mails: o poder da permissão
O primeiro passo para se começar a trabalhar com newsletters é, obviamente, montar uma estratégia de coleta de e-mails. Existem várias estratégias para se coletar efetivamente e-mails de seu público-alvo, mas todas elas seguem a mesma regra: você precisa de permissão para poder enviar um e-mail para alguém, ou corre o risco de ser consideradospam.
O que isso significa, na prática? Basicamente, colete os e-mails de maneira que as pessoas saibam claramente que estão se cadastrando em sua lista, ou seja, te dando permissão para contactá-las. Evite comprar listas de e-mails de terceiros, claro.
Algumas dicas interessantes para conseguir coletar e-mails:
- Coloque um formulário de cadastro na newsletter em várias páginas de seu site. Pode ser nas barras laterais, rodapé, através de um pop-up (mas com muito cuidado), etc.
- Deixe bem claro o valor de se assinar sua newsletter e trabalhe muito bem os CTAs (Calls to Action) da caixa de assinatura.
- Mantenha o formulário simples. Se estiver em uma barra lateral o ideal é pedir somente o endereço de e-mail, afinal, você não precisa de mais do que isso para começar. Em outras interações você poderá conseguir mais informações sobre seus leads.
- Ofereça algo em troca. Se você for um e-commerce, ofereça cupons de desconto ou então você pode oferecer algum material relevante, como e-books, em troca de algumas informações de cadastro.
Títulos: mais importantes do que nunca
Nós já sabemos do tanto que um bom título é importante para que seu conteúdo alcance todo seu potencial na Internet, afinal, seus textos serão compartilhados em redes sociais, feeds de RSS, entre outros. Bem, no caso de qualquer conteúdo enviado por e-mail ouso dizer que a importância do título (assunto) é consideravelmente maior, afinal, no meio de centenas de outros e-mails em uma caixa de entrada, será o título do e-mail o fator de decisão entre o clique ou a lixeira (ou, pior ainda, a caixa de spam).
Seu título deve mostrar de maneira clara e sucinta o valor do conteúdo presente no e-mail, então nada de títulos chatos. Por melhor que seja o conteúdo de sua newsletter, poucas pessoas irão lê-lo se o título parece pouco interessante, no estilo “Newsletter semanal da empresa XXXX de Junho de 2013″. O pior é que tem muita gente que ainda faz isso, então fique atento para não cometer o mesmo erro. Tem um e-commerce com uma super oferta? Ponha no título! Possui um conteúdo super legal? Introduza-o no título também. E por aí vai.
Entregue o que foi prometido
Obviamente o “santo Graal” do marketing de conteúdo se aplica aos seus e-mails: sempre escreva conteúdos relevantes que irão fazer com que os leitores interajam com sua marca e continuem assinando sua newsletter e estejam alinhados com os objetivos gerais de sua estratégia de marketing de conteúdo.
No caso do uso de listas de e-mail o importante é sempre lembrar de fornecer para seu leitor aquilo que foi oferecido no momento em que ele assinou sua lista, mesmo quando não estritamente conteúdo informacional. Quer enviar somente e-mails promocionais? Deixe isso bem claro em seu formulário de cadastro, pois assim as pessoas te darão permissão para enviar exatamente isso. Quer enviar e-mails corporativos sérios e formais? Vai que alguém gosta! O importante é deixar a pessoa ciente do que estará recebendo ao assinar suanewsletter.
Evite a caixa de spam
Evitar com que seu e-mail não caia diretamente na caixa de spam dos destinatários é crucial para evitar um desperdício de tempo e dinheiro. Existem centenas de variáveis, técnicas e não técnicas, que determinam se seu e-mail irá para o limbo ou será realmente lido. A lista a seguir cobre alguns cuidados básicos que você deve tomar, mas não é de maneira nenhuma exaustiva:
- Evite usar frases e palavras chave clássicas de spam: Compre, Agora, príncipe nigeriano, Viagra, etc. Tudo isso pode alertar os filtros. E evite usar frases em caixa alta.
- Não use somente imagens: esse é importantíssimo, pois os filtros de e-mail não conseguem ler textos dentro de imagens e não podem atestar a legitimidade da mensagem se não houver nenhum texto no corpo do e-mail. Além disso, muito leitores de e-mail, principalmente em celulares, possuem as imagens desabilitadas por padrão. O ideal é alternar entre textos e imagens.
- Coloque o atributo ALT em todas as imagens: dessa maneira o leitor saberá do que se trata a imagem mesmo que não as habilite no leitor de e-mail.
- Tenha um bom código HTML: existem muitos fatores em jogo aqui, então se você não entender HTML, minha dica é comprar um template pronto, eles são baratos, bonitos e seguem os padrões necessários. Vários sites como o ThemeForest possuem uma vasta coleção.
- Cuidado com a frequência: evite enviar uma quantidade exagerada de e-mails, pois isso pode irritar seus leitores, eles podem marcar sua newsletter como spam e, caso muitos façam isso, em breve você será oficialmente considerado um spammer pelos filtros dos servidores.
- Assine um serviço de envio de e-mails! Essa é, de longe, a dica mais importante desse texto. Tanto que eu vou criar um subtópico só para ela, logo…
Assine um serviço de envio de e-mails!
A não ser que você possua um time de TI que entenda muito bem como gerenciar um servidor de envio de e-mails em escala, o que provavelmente não é seu caso (sem ofensas, não é o nosso também), contrate um serviço de entrega de e-mails como o Mailchimp, o brasileiroMailee ou, se você tiver alguém um pouco mais técnico em sua equipe, a Amazon SES, que é muito barata.
Agora, porque fazer isso? Basicamente porque enviar centenas de e-mails do seu Outlook só vai fazer com que eles não cheguem a seus destinatários, além do que esses serviços oferecem centenas de vantagens:
- Maior garantia de entrega. Geralmente os servidores desses serviços já são considerados confiáveis por vários filtros anti-spam e também conseguem entregar milhares de e-mails sem problemas.
- Menos chance de ser considerado spam. Por padrão esses serviços incluem alguns recursos que diminuem muito sua chance de ser considerado spam, como um link de cancelar assinatura, versão em HTML e texto, entre outros.
- Métricas. Como em toda estratégia de marketing de conteúdo, é importantíssimo saber como anda a recepção de sua newsletter e esses serviços providenciam várias métricas interessantes como taxa de abertura, taxa de cliques, quantas viraram spam, etc.
- Controle automático da sua lista. Ou seja, você não precisa se preocupar se um destinatário está duplicado, se ele cancelou assinatura ou nada do gênero. É tudo automático.
- Bem, existem outras vantagens, mas acredito que só essas quatro já devem ser suficientes para convencer qualquer um que é uma boa ideia contratar algum serviço.
Conclusão
O envio de newsletters com conteúdos relevantes e engajantes ainda é uma poderosa arma no arsenal dos profissionais de marketing on-line que não deve ser aposentada tão cedo. Use as dicas desse post para começar a bombar suas newsletters e gerar ótimos negócios. Se você já usa e-mails em suas estratégias de marketing digital, possui alguma dica bacana para compartilhar? Nos diga nos comentários!
FONTE: rockcontent
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