Pesquisa da Virtual Target mostra que a participação das plataformas sociais está 25% maior que em relação ao ano passado.
Social responde por 16% das conversões
A taxa de conversão do varejo eletrônico passou de 1,44% para 1,65% entre 2012 e 2013, ao mesmo tempo em que alguns canais ampliaram a sua participação neste índice. As redes sociais, por exemplo, são responsáveis por 16% dos visitantes que fecham vendas no e-commerce. Agora elas são o segundo canal em conversão: o primeiro é o search, com 27,8%, e o terceiro é o e-mail Marketing, com 10,9% de participação. Os dados são de uma pesquisa da Virtual Target que avalia a performance dos canais digitais no varejo online brasileiro.
Este aumento no número de consumidores sendo impactados nas redes sociais é uma das novidades que mostram uma mudança na maneira como estas plataformas vêm sendo utilizadas pelas marcas. Se antes estas mídias recebiam ações mais voltadas para o relacionamento, agora os investimentos começam a se voltar para o Marketing direto. “Quando olhamos o uso que as empresas fazem dos diferentes canais digitais, não há uma variação muito grande: e-mail, redes sociais, search e grandes portais são usados de forma equilibrada. Mas há uma variação na conversão das vendas: a participação das mídias sociais aumentou em 25%”, explica Marco Salvi, Gerente de Produto e Serviços da Virtual Target, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Outro canal de destaque é o e-mail. No levantamento, 48% dos respondentes afirmam que o investimento na comunicação via e-mail é o mais recomendado para expandir as vendas. No ano passado, esse percentual era de 45%. “O E-mail Marketing ainda é muito efetivo. Ele tem a melhor relação custo-benefício para se fazer Marketing Direto. Temos o caso de um cliente que para cada R$ 1,00 gasto com e-mail, são gerados R$ 193,00 em venda. E este ainda é o melhor canal para fazer uma personalização em massa. E é uma área que ainda tem muito para crescer, pois boa parte do mercado ainda não possui uma base de dados rica o suficiente para fazer uma boa segmentação do seu público”, afirma Salvi.
A pesquisa completa “Performance dos canais digitais no varejo online 2013” está disponível para assinantes + Mundo do Marketing. Acesse aqui.
FONTE: MundodoMarketing
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