Vamos compartilhar com vocês um pouco de números de mercado sobre a adoção do content marketing e a sua utilização dentro de uma estratégia de marketing digital mais em geral. Todas estes números são baseados em pesquisas americanas (EUA), mas acho igualmente bem útil para nos.
Continua o crescimento do Marketing de Conteúdo, especialmente desde quando publishers e anunciantes investem em conteúdos com novos e diferentes formatos. Segundo um levantamento organizado pelo jornal MailOnline nos Estados Unidos, em Abril deste ano, o 70% das marcas e o 77% das agencias utilizaram no ano passado o Content Marketing nas próprias estratégias de propaganda.
Descendo um pouco mais nos detalhes da pesquisa, descobrimos que a maioria dos profissionais utiliza diversas fontes para achar o conteúdo certo a ser utilizado na estratégia de Content Marketing. O 58% das agencia de marketing digital afirma que receberam o conteúdo diretamente de parte dos publishers da os quais compraram a mídia para veicular o advertising. O 49% utilizou conteúdo oferecido pelo próprio cliente e o 37% investiram em conteúdo criado por terceiros.
Os brands são os mais ativos em fase de difusão dos conteúdos, veiculando-os no website, via newsletter/e-mail marketing, e estão também explorando novas plataformas para difundir com mais eficácia. Quase 7 em cada 10 entrevistados distribui seu conteúdo através de diferentes asstes, como e-mail, newsletter, website… o 67% compraram espaço publicitário para difundir o próprio conteúdo. Dois terços dos entrevistados também disseram que criaram conteúdo pela propria marca em parceria com provedores de conteúdo, uma tendência que tem potencial de crescimento.
Todavia criar e difundir conteúdo não são os únicos pontos nos quais focar. De facto a maioria dos marqueteiros e anunciantes que demostram interesse para content marketing enfrentam também a questão ligada com o formato do conteúdo, ou seja qual o formato mais eficiente. Um estudo realizado no mês de janeiro passado pela empresa CopyPress (uma empresa que vende um software para marketing), que envolveu exclusivamente profissionais de marketing com poder de decisão, do mundo inteiro, mostrou que na opinião desses profissionais os formatos que entregam um ROI (Retorno sobre Investimento) melhor são: artigos dedicados (62%), vídeos (52%) e white papers (46%).
O que seria interessante saber, e que a nossa fonte não menciona (poderá inspirar a pauta de um dos próximos post), é o seguinte: com a adoção massiva do marketing de conteúdo, seria interessante saber qual os tipos de mídia que melhor suportam as ações de content marketing.
Este post é baseado no artigo “Importance of content Marketing grows for Ad Execs” publicado no site emarketer.com.
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