Compartilho aqui um artigo escrito pelo Diego Gomes para publicação no Startupi.
Se você é leitor frequente do Startupi, vai se identificar com o seguinte cenário. Você é um empreendedor e está buscando novos canais de aquisição de clientes. Além disso, você provavelmente também já ouviu falar sobre marketing de conteúdo, mas não sabe como e porquê a utilizá-lo na sua startup. Neste artigo vou falar um pouco sobre a importância de utilizar conteúdo para crescer e posicionar sua startup no mercado. Antes de mais nada, vamos ao conceito de Marketing de Conteúdo, segundo o Content Marketing Institute:
Marketing de conteúdo é uma técnica de marketing que se baseia na criação e distribuição de conteúdo valioso para atrair, engajar e converter o público alvo da sua empresa. O objetivo de uma estratégia de marketing de conteúdo eficiente é criar um canal de relacionamento e ganhar a confiança do visitante do seu site, com o foco de transformá-lo em cliente.
Essa é a definição mais formal, mas vou tentar simplificar um pouco. Marketing de conteúdo nada mais é que utilizar peças de conteúdo como posts de blog, whitepapers, estudos de caso, videos entre outros para gerar leads e educar seus clientes, gerando um ROI positivo.
Portanto, se você ainda não começou a investir em marketing de conteúdo, confira alguns dos benefícios que ele pode trazer:
- Criação de autoridade. Que empresa não quer ser a primeira a ser lembrada quando as pessoas pensam no seu mercado? Produzir conteúdo de qualidade, que demonstre seu conhecimento e a sua habilidade é uma maneira fantástica de mostrar para seu cliente que você é o melhor no seu mercado. Compartilhar suas ideias, seus insights, números que outras pessoas não tem acesso é uma ótima maneira de gerar mídia espontânea, ser convidado para palestras e outros eventos da sua indústria e assim atrair novos clientes. Um exemplo fantástico é o blog do SEOmoz. A empresa seria apenas mais uma das dezenas de empresas que vendem software para SEO, se não fosse sua fantástica comunidade e seu influente blog. Eles educam toda a indústria, participam dos maiores eventos de SEO e estão sempre entre os mais citados quando o assunto é SEO.
- Educar seus visitantes e clientes. Ensinar seus clientes sobre seu produto/serviço/mercado é uma parte chave da sua estratégia de marketing e vendas. Oferecer informações aos seus potenciais clientes é uma ótima maneira de ajudá-los a perceber necessidades ou problemas que você pode solucionar. Além disso, o marketing de conteúdo ainda ajuda a reduzir o seu ciclo de vendas. Ele vai ajudá-lo a conquistar a confiança e a credibilidade necessárias para transformar um mero visitante em um cliente. Use isso a seu favor. Um exemplo interessante, por exemplo, seria: Produzir um artigo que fale da importância de um assunto específico para seu cliente e neste artigo levá-lo a fazer o download de um ebook ou white paper que você tenha produzido que o ajude a entender como este problema poderia ser solucionado. Em seguida você poderia oferecer para seu prospect um estudo de caso que demonstre os motivos pelos quais a sua empresa é a melhor para as necessidades dele.
- SEO. Todos sabem que quanto mais conteúdo você possui, maiores as chances de seu site atrair visitantes de buscadores. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo te obriga a manter seu site sempre atualizado e com conteúdo de qualidade. Isso, além de gerar tráfego, também atrai links e menções em redes sociais, fatores muito importantes para uma campanha de SEO bem feita.
- Engajamento com seus prospects. Uma boa estratégia de marketing de conteúdo se baseia em entender as necessidades do seu potencial cliente e engajar-se com ele. Portanto, manter contato e interagir com seu visitante é crucial para o sucesso. O Marketing de Conteúdo aproxima as marcas das pessoas e por isso torna muito mais fácil você criar “defensores da marca”. Se você capacita e conversa com seu visitante, você cria uma relação muito mais profunda que se estivesse apenas utilizando a publicidade tradicional. Conheça melhor seu cliente e se aproxime dele.
FONTE: startups.ig
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