quinta-feira, junho 27

Inbound Marketing: afinal, o que é isso?


Inbound Marketing
twobee / Shutterstock
Muitas vezes falar de marketing é uma tarefa complicada, afinal, existem centenas de jargões, definições e até mesmo vários pontos de vista sobre o mesmo tema. No meio disso tudo temos o Inbound Marketing, um termo cunhado já há alguns anos mas que possui um significado que até hoje causa uma certa discussão.
Em sua definição básica, Inbound Marketing é um termo amplo para designar o uso de táticas de marketing que, ao invés de empurrar as mensagens para o público (out), tentam engajá-lo e trazê-lo para o seu negócio (in). A ideia é fazer com que sua empresa e/ou produto se tornem conhecidos e ganhem a confiança de potenciais clientes até o momento em que eles se sintam confortáveis para adquirir seu produto ou serviço.
Não existe uma tradução oficial do termo para português, às vezes usa-se Marketing de Atração, mas nem tente procurar por isso no Google, todos os resultados são de pessoas tentando vender cursos on-line, com vídeos irritantes em autoplay.
As vantagens de se usar o Inbound Marketing em sua estratégia global são muitas: você aumenta a percepção positiva de sua marca, gera um público fiel que irá te ajudar a divulgar sua empresa espontaneamente e não gasta dinheiro através dos canais tradicionais de mídia e compra de espaços publicitários, que estão se tornando cada dia menos eficientes. Segundo um estudo feito pela Hubspot a aquisição de um lead através de Inbound Marketing custa, em média, 62% a menos do que através de técnicas de Outbound Marketing.

As ferramentas do Inbound Marketing


A essência do Inbound Marketing é conseguir ser encontrado online, seja através de motores de busca ou redes sociais, e conseguir engajar esse público após a atração. Em geral a base de uma estratégia de Inbound Marketing é o conteúdo, logo o uso de plataformas on-line como blogs, sites de compartilhamento de vídeo e imagens e redes sociais são amplamente usadas. Para saber mais detalhadamente sobre algumas plataformas disponíveis e como inserí-las em sua estratégia, veja esse post anterior nosso, em que explicamos tudo com mais detalhes.
As redes sociais também são usadas para difundir conteúdos criados em outras plataformas e manter uma conversação com o público, de maneira a fazer com que eles desenvolvam uma percepção positiva da sua empresa, marca ou produto.
Além disso existem todas as ferramentas que dão suporte ao que está publicado e que são muito importantes para tarefas de análise da eficiência e gestão da estratégia de Inbound Marketing. Talvez a principal delas seja o Google Analytics para medir o tráfego de seu site (e muito mais. Existem centenas de outras ferramentas para milhares de outras necessidades, o importante é sempre ter em mente que tudo deve ser medido para poder ser melhorado!

Mas isso não é Marketing de Conteúdo?


Se você já acompanha nosso blog provavelmente deve ter notado que a definição de Inbound Marketing é extremamente parecida, se não for idêntica, à definição de Marketing de Conteúdo e pensando: “mas pô, o autor está me enrolando, bastava ele dizer que era a mesma coisa!”.  Bem, se fosse tão simples assim, caro leitor, eu nunca iria fazer você perder seu tempo, mas lembra-se que, no primeiro parágrafo, eu disse que o significado de Inbound Marketing ainda gera discussão? É exatamente pelo fato de ser muito parecido com Marketing de Conteúdo.
Não existe um consenso se os dois são a mesma coisa ou não. Como grande parte do Inbound Marketing é relacionado à geração e divulgação de conteúdo, fica até difícil pensar em alguma estratégia que não passe pelo marketing de conteúdo. Por isso muitos profissionais defendem que os dois são a mesma coisa. Segundo a Wikipedia, por exemplo, os dois termos são sinônimos,
Por outro lado, existem profissionais e empresas que defendem que, na verdade, o Inbound Marketing é mais amplo que o Marketing de Conteúdo e representa qualquer estratégia em que o objetivo é fazer com que seu público-alvo te encontre ativamente, sem a necessidade do uso de táticas de interrupção como propagandas, através de conteúdo ou não.
Apesar de ser difícil pensar em técnicas de Inbound Marketing que não sejam Marketing de Conteúdo (um exemplo podem ser são interações em redes sociais e fóruns) essa definição mais ampla faz com que, conceitualmente, o Inbound Marketing já englobe quaisquer estratégias que venham a surgir no futuro. E, como bem sabemos, o mundo do Marketing Digital sempre possui alguma novidade potencialmente revolucionária sendo testada em algum lugar.

FONTE: rockcontent

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