terça-feira, fevereiro 24

Redução de custos com TI pode ser conseguida com terceirização de data center

A solução mais viável para as empresas e indústrias interessadas em reduzir custos na área de tecnologia da informação (TI) pode ser encontrada na terceirização de uma infraestrutura de data center (ambiente projetado para processamento de dados). De acordo com estudo feito pela empresa norte-americana Frost & Sullivan, além da possibilidade de economia em até 50% com energia elétrica e ambiente de TI, o serviço garante maior disponibilidade e segurança nas informações em serviços online que nunca podem ficar fora do ar.
Para se adequar a este panorama, a Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) utiliza um data center próprio, apto a hospedar serviços e aplicações de forma segura com armazenamento e processamento em grande escala. Com a capacidade de 96 Terabytes em tratamento de dados, consegue oferecer uma série de serviços, incluindo o de Hosting (hospedagem de sistemas existentes e sites) e o Colocation (hospedagem dos servidores já implantados em uma empresa).

Para o analista de segurança da informação sênior da Fucapi, Rhand Leal, a adoção das práticas de segurança da informação, adquiridas pela Fundação desde 2005, permitiram adequar o ambiente de data center tanto para minimizar a ocorrência de incidentes quanto para possibilitar uma rápida recuperação em caso de interrupções.

“Pelos resultados já obtidos na proteção de nossos sistemas e informações e por acreditarmos que nossos níveis de gestão e operação encontram-se maduros o suficiente é que a Fucapi decidiu por passar a oferecer sua infraestrutura de data center para suporte aos negócios de nossos clientes”, explicou o analista.
O coordenador de Tecnologia da Informação do Centro de Dados da Fucapi, Mamed Neto, ressalta ainda que a hospedagem é a alternativa para empresas que não têm uma estrutura adequada para atender sua demanda e que não pretendem investir em novos equipamentos. "Podemos destacar também o aumento da disponibilidade uma vez que a infraestrutura da Fucapi conta com sistema de fornecimento ininterrupto de energia equipado com geradores movidos a diesel e no-breaks redundantes", complementou.



(Agência Gestão CT&I, com informações da Fucapi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário