segunda-feira, fevereiro 23

CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS: Bolsas de estudo na Suécia




Está com as inscrições abertas chamada do programa Ciência sem Fronteiras para concessão de bolsas de estudo na Suécia, voltadas à aeronáutica.


Serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo dez na modalidade Pós-Doutorado no Exterior (PDE) e cinco para Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE). As áreas de interesse são materiais e manufatura, eletrônica, tecnologia da informação e comunicação e sistemas de engenharia mecânica.

A Chamada de Projetos CNPq/Cisb/Saab 42/2014 é promovida pelo Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (Cisb) em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

As bolsas são provenientes de um acordo firmado entre o CNPq, o Cisb e a Saab AB, empresa de tecnologia para os segmentos de defesa e segurança, focada em inovação, com sede na Suécia. A Saab AB ampliou sua colaboração tecnológica com o Brasil ao firmar contrato para o desenvolvimento e produção de 36 aviões de caça Gripen NG e sistemas e equipamentos relacionados.


Rede colaborativa


O objetivo da chamada é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa em universidades suecas e nos centros de pesquisa e desenvolvimento da Saab e assim aumentar a rede colaborativa de pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de aeronáutica entre os dois países.

Os interessados em participar da chamada poderão se inscrever na Plataforma Carlos Chagas até 15 de maio. Para interação entre os candidatos e os grupos de pesquisa acadêmicas na Suécia e os pesquisadores da Saab AB para construção das propostas, os candidatos podem se registrar na plataforma colaborativa do Cisb até 8 de maio.




FONTE: CSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário