terça-feira, fevereiro 24

Pós-doutorado em Economia na Unicamp com bolsas da FAPESP


O Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) oferece duas bolsas de pós-doutorado dentro das áreas de alianças estratégicas e política de inovação.

As bolsas integram o programa São Paulo Excellence Chair (SPEC), que oferece apoio para a permanência, no Estado de São Paulo, de pesquisadores de primeira linha do exterior a fim de criar núcleos de pesquisa em universidades paulistas.
Ambas as posições requerem dedicação em tempo integral por um período máximo de dois anos.
Os candidatos devem ter doutorado (obtido há no máximo cinco anos) em administração de empresas, economia, sociologia, administração pública, ou áreas afins. É altamente desejável que apresentem significativa experiência nos aspectos socioeconômicos de mudanças tecnológicas e inovação e em políticas científicas, tecnológicas e de inovação.
Os candidatos aprovados também deverão dar assistência na organização de um seminário internacional em junho de 2015 e outro em 2016. Os pesquisadores executarão atividades administrativas do projeto SPEC no ambiente do DPCT. 
A data-limite para inscrição é 6 de março.
Um dos bolsistas fará pesquisas sobre a formação e a atuação de alianças e redes de conhecimento e inovação entre empresas e universidades em setores estratégicos, como o de energia, em especial nas indústrias de petróleo e de bioetanol, relacionadas a programas de financiamento público no Brasil para promover pesquisa e inovação.
O trabalho inclui análises teóricas e simulação em metodologias de redes sociais (Social Network Analysis), aplicações de modelos de dados de programas públicos e justificação de políticas. Essas atividades serão realizadas em colaboração com o professor Nicholas Vonortas, da George Washington University, dos Estados Unidos.
Atividades de cunho qualitativo sobre alianças estratégicas e colaboração universidade-indústria serão realizadas em conjunto com o professor André Tosi Furtado, do Instituto de Geociências da Unicamp.
O pesquisador de pós-doutorado também vai colaborar com o professor Sergio Robles Reis de Queiroz em questões relacionadas com o empreendedorismo intensivo em conhecimento (tanto no âmbito universitário como no setor privado).
Demais funções incluem a realização de pesquisas sobre bolsas/contratos, desenvolvimento teórico, coleta e análise de dados nacionais e internacionais, participação na construção de artigos e relatórios, publicações em periódicos científicos, participação em seminários e grupos de trabalho e colaboração em propostas e projetos de subvenções para pesquisa.
Colaborações
O outro bolsista realizará pesquisas no campo de avaliação de programas e políticas de P&D e inovação em colaboração com os professores Vonortas e Sergio Luiz Monteiro Salles Filho, também do Instituto de Geociências da Unicamp.
O pesquisador também vai colaborar com os professores Queiroz, Furtado e Charles Edquist.
Outras funções incluem a realização de pesquisas sobre bolsas/contratos, desenvolvimento teórico, coleta e análise de dados nacionais e internacionais, participação na construção de artigos e relatórios, publicações em periódicos científicos, participação em seminários e grupos de trabalho e colaboração em propostas e projetos de subvenções para pesquisa.
Os interessados são incentivados a se comunicar com o programa e com professores participantes para obter mais informações. Contatos diretos podem ser realizados com Vonortas por e-mail (vonortas@gwu.edu) ou telefone (+ 1-202-378-6230).
O envio da documentação deve ser realizado eletronicamente por meio do site do programa (www.ige.unicamp.br/spec) ou diretamente para o professor Vonortas.
As vagas estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP (no valor de R$ 6.143,40 mensais) e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.
Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.
Outras vagas de Bolsas de Pós-Doutorado, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades


FONTE: FAPESP