terça-feira, fevereiro 24

Pesquisadora da Unesp representou o Brasil em conferência sobre etanol nos Estados Unidos

Laís Thomaz, doutoranda da Faculdade de Filosofia e Ciências da Unesp de Marília, foi contemplada por pesquisa sobre a política norte-americana na área


A pesquisadora Laís Thomaz, da Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC) da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Marília (SP), foi contemplada pela Renewable Fuels Association e pela Renewable Fuels Foundation com uma bolsa para participar da 20ª National Ethanol Conference: Going Global, em fevereiro, nos Estados Unidos.
Thomaz, que desenvolve a tese de doutorado As coalizões de defesa e as mudanças na política externa comercial e energética dos Estados Unidos para o etanol, com o apoio da FAPESP, participa atualmente de um estágio de pesquisa na Georgetown University, nos Estados Unidos, também com apoio da Fundação, na modalidade Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE).
A bolsa proporciona a pesquisadores que concentram seus estudos em combustíveis renováveis e pretendem seguir carreira na indústria do setor a oportunidade de participar gratuitamente da conferência internacional, com todas as despesas pagas.
A pesquisa de Thomaz investiga os fatores envolvidos na decisão do Congresso dos Estados Unidos de não renovar, em 2011, os principais incentivos federais à produção de etanol, criados nos anos 1970 e ampliados nas décadas seguintes. A pesquisadora pretende demonstrar que a decisão decorreu principalmente de mudanças nas coalizões de defesas dos incentivos, embora fatores externos também tenham contribuído para a medida.
Durante o estágio na Georgetown University, Thomaz se dedicou ao mapeamento das estratégias e iniciativas das coalizões, à análise de conteúdo legislativo e documental, realização de entrevistas e estudos das eleições nos Estados Unidos e das contribuições de campanhas e despesas de lobby.
A 20ª National Ethanol Conference: Going Global aconteceu entre 18 a 20 de fevereiro, no Gaylord Texan Resort and Convention Center, no Texas. 
Mais informações em www.nationalethanolconference.com.


FONTE: FAPESP



Nenhum comentário:

Postar um comentário