quarta-feira, outubro 30

TOQUE NA CUCA: Quais as formas corretas de agradecimento?

Diogo Arrais, professor de língua portuguesa do Damásio Educacional, ensina o jeito certo de agradecer e de responder a um agradecimento


cartazes de agradecimento

Como responder a um agradecimento? Na fala do brasileiro, estão registradas várias formas: “Por nada!”, “Não há de quê!”, “De nada!”, “Imagina!”, “Não seja por isso!”, “Obrigado você!, “Obrigado eu!” etc.
Como adjetiva, pois, a forma deve concordar com o gênero de quem emite a mensagem: homem agradece com obrigado, pois está grato; mulher agradece com obrigada, pois está grata.
De acordo com o dicionário Houaiss, o termo obrigado, forma no particípio do verbo obrigar, é o que se sente devedor de um favor, de uma amabilidade; agradecido, grato – “Ficamos-lhe obrigados por tantas gentilezas.”
Traz ainda assim Celso Luft, no Dicionário Prático de Regência Verbal: “Sua gentileza muito os obrigou.” Em termos semelhantes: “Sua gentileza tornou-os gratos.”
Na situação prática, um sujeito, diante de um favor prestado, diz:
- Fico-lhe OBRIGADO por tal ação.

Em natural resposta, o outro sujeito, bem-educado, confirma que se sente devedor de tal favor, agradecido, grato:
- OBRIGADO fico EU por poder fazer!
(EU é que me sinto OBRIGADO a fazer isso a você!)

Várias pessoas, também, poderiam agradecer:
- OBRIGADOS, também, ficamos NÓS!
Em novas palavras, por questões redução da mensagem, elipse (omissão de termos), surgem as seguintes expressões de agradecimento, concordando com o gênero de quem emite a fala:
-Obrigado/Obrigada!
- Obrigado eu/Obrigada eu!
- Obrigados nós/Obrigadas nós!

Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” . Evitam-se as formas “obrigado você” (como se o outro sujeito do diálogo tivesse que necessariamente ser grato, obrigado) e “de nada”.]
Enfim, fico obrigado (grato) a todos pela leitura!

FONTE: exame.abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário