Este ano, no entanto, um projeto que já vinha sendo discutido foi posto em prática, segundo o jornal Daily Mail. Espelhos gigantes foram colocados sobre as montanhas, refletindo a luz do sol exatamente na praça central de Rjukan. Uma cidadezinha encravada entre montanhas no sul da Noruega terá sol durante o inverno pela primeira vez em sua história. Acostumados à ausência de luz solar entre setembro e março, os moradores de Rjukan chegaram a construir um teleférico que lhes permitisse chegar ao topo das montanhas para desfrutar por algum tempo dos raios capazes de amenizar o inverno gelado.

Antes da decisão, uma delegação norueguesa visitou a cidade italiana de Viganella, no norte do país, onde a mesma medida foi adotada. Os visitantes de Rjukan voltaram impressionados com o quanto os espelhos tinham mudado a vida da população.
O equipamento é controlado por computador para seguir o caminho do sol, ajustando-se ao melhor ângulo capaz de garantir que a praça - agora ponto de encontro de quem quer pegar um solzinho - passe o maior tempo possível banhada de luz.

FONTE: Terra