terça-feira, outubro 29

Leptospirose urbana: Fiocruz Bahia abre processo seletivo para participação em projeto de pesquisa

A Fiocruz Bahia, em parceria com a Universidade de Liverpool (Inglaterra) e a Universidade de Yale (EUA), abriu processo seletivo para participação em projeto de pesquisa na área de eco-epidemiologia da leptospirose urbana em Salvador. A doença, uma zoonose causada por uma espiroqueta, tem emergido como um importante problema de saúde pública e vem se expandindo no mundo, principalmente nas comunidades carentes, onde os seres humanos normalmente estão aglomerados em situação de vulnerabilidade e vivendo em proximidade de reservatórios animais e ambientais de doenças infecciosas.
Os pesquisadores aprovados irão realizar pesquisa interdisciplinar na interface de estatística, ecologia, epidemiologia e modelagem estatística, incluindo trabalho de campo intensivo em Salvador. Dependendo do perfil e interesse científico dos candidatos selecionados, o projeto poderá ser desenvolvido em diferentes áreas:
 1. Identificar e quantificar os fatores ecológicos que definem a dinâmica das leptospiras nos seus reservatórios hospedeiros em favelas tropicais e determinar a variação espaço temporal nas taxas de excreção de leptospiras.
 2. Determinar como a dinâmica das leptospiras nos roedores e reservatórios ambientais, assim como os determinantes estruturais e climáticos nas favelas influenciam a epidemiologia da doença nos humanos.
As inscrições serão realizadas em fluxo continuo até janeiro de 2014. Interessados devem enviar uma carta de interesse e CV completo (em inglês), assim como nome e e-mail de duas referências acadêmicas para o endereço fcosta2001@gmail.com . Inglês fluente e elevado nível acadêmico são exigências para participação no projeto.
Para mais informações, clique aqui e leia na íntegra a notícia publicada no site do Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz (Fiocruz Bahia). 

FONTE: Fiocruz Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário