quarta-feira, outubro 23

Jovens cientistas brasileiras são selecionadas no Prêmio Para Mulheres na Ciência 2013


A L’Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências, elegeu as jovens cientistas vencedoras do Programa para estudantes For Women in Science (Para Mulheres na Ciência) deste ano. Entre as 356 inscrições realizadas, foram selecionados sete projetos, dos quais dois são do Rio Grande do Sul, e os outros cinco, divididos entre Distrito Federal, Pará, Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina. A cerimônia de premiação será realizada nesta quarta-feira, 23/10, no Palacete Modesto Leal no Rio de Janeiro.

Em sua oitava edição brasileira, a premiação tem por objetivo promover a presença da mulher na carreira científica e incentivar o desenvolvimento de importantes pesquisas, fundamentais para atender os desafios do mundo de hoje e do futuro. As “Fellows” (bolsistas) receberão bolsa-auxílio no valor equivalente a US$20 mil cada uma para contribuir com a continuidade de seus projetos de pesquisa. 
Lançado no Brasil em 2006, o programa já beneficiou 47 jovens cientistas no país, distribuindo mais de R$ 2 milhões em bolsas-auxílio. Cientistas de todo o Brasil inscreveram seus estudos em quatro categorias: Biomédica, Biológica e da Saúde; Química; e Física e Matemática.
Nas áreas de Ciências Biomédicas, Biológicas e da Saúde, as cientistas contempladas são:
  • Tais Gratieri, do Distrito Federal, da Universidade de Brasilia (UnB): projeto “Desenvolvimento de nanossistemas mucoadesivos para o tratamento de infecções oculares e avaliação da iontoforese na potencialização terapêutica”.
  • Adriane Ribeiro Rosa, do Rio Grande do Sul, da Unilasalle: projeto “Avaliação do grau de funcionalidade em pacientes com Transtorno do Humor Bipolar com e sem abuso de álcool”.
  • Clarissa Martinelli Comim, de Santa Catarina, da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul): projeto “A sepse como fator de risco para desenvolvimento de transtornos psiquiátricos em modelos animais”.
  • Fernanda Regina Casagrande Giachini Vitorino, do Mato Grosso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT): projeto “Interleucina-10 como um potencial modulador da função vascular e da pressão arterial, em animais hipertensos”.
Ciências Químicas:
  • Joyce Kelly do Rosário da Silva, do Pará, da Universidade Federal do Pará (UFPA): projeto “Avaliação das atividades antioxidantes, citotóxica e inibitória da tirosinase de óleos essenciais da Amazônia oriental com potencial aplicação dermocos”.
Ciências Físicas:
  • Raquel Giulian, do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS): projeto “Formação de poros em antimonetos irradiados por feixes de íons e a utilização desses materiais na detecção de gases”.
Ciências Matemáticas:
  • Florencia Graciela Leonardi, de São Paulo, da Universidade de São Paulo (USP): projeto “Inferência estatística para grafos aleatórios e redes probabilísticas”.
Sobre o For Women in Science
Lançado em 1998, o For Women in Science, fruto de uma parceria entre a Fundação L’Oréal e a UNESCO, foi o primeiro prêmio dedicado às cientistas mulheres em todo o mundo. Depois de 15 anos, já premiou 77 notáveis cientistas de diferentes continentes, entre elas as brasileiras Mayana Zatz, geneticista da USP; Belita Koiller, física da UFRJ; Lucia Previato, biomédica da UFRJ, a astrofísica Beatriz Barbuy, da USP, e a física Marcia Barbosa, da UFGRS, vencedora do prêmio internacional de 2013.
Além do reconhecimento às grandes cientistas mundiais, o programa, em seus desdobramentos internacional e regionais, já incentivou 1.700 cientistas de 108 diferentes países a darem continuidade às suas carreiras e seus importantes projetos de pesquisa. As laureadas internacionais Ada Yonath e Elizabeth Blackburn foram agraciadas, em 2009, com o Prêmio Nobel de Química e de Medicina, respectivamente.

Mais informações:
Ana Lúcia Guimarães, + 55 (61) 2106-3536, a.guimaraes(at)unesco.org
Roberta Pinheiro, + 55 (61) 2106-3538, roberta.pinheiro(at)unesco.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário