sexta-feira, outubro 25

Brasil já tem mercado de games maior do que Reino Unido, Alemanha e Espanha

Segundo pesquisa apresentada pela consultoria GFK, em evento preparatório para Brasil Game Show, que abre as portas para o público de sábado a terça-feira, o mercado de videogames no Brasil já fatura mais do que no Reino Unido, Alemanha e Espanha, mas ainda perde para o mercado francês.

O grande crescimento do mercado nacional de games é explicado pela troca do mercado informal pelo formal. O consumidor brasileiro busca mais consoles de videogames e jogos no mercado formal, e tem gastado mais em produtos oficiais. Na área de jogos, as vendas cresceram 25% entre 2012 e 2013 no Brasil, de acordo com a consultoria.

Este ano o Brasil vendeu a mesma quantidade de consoles do que em 2012, apresentando uma leve queda de -0,6% nas vendas.
O preço médio de um videogame no Brasil, em euros, custa 345 euros, segundo a GFK. Na frança, este preço é de 208 euros e, na Argentina, o valor sobe para 404 euros. O Brasil está migrando aos poucos para a geração de consoles do PlayStation 3 e do Xbox 360. O impulso desta migração começou em 2011 com a fabricação local do Xbox, da Microsoft, que reduziu o preço do videogame.

A GFK também divulgou a lista dos jogos mais vendidos no Brasil em 2013. Apesar de lançado no dia 19 de setembro, "Grand Theft Auto V" já aparece na terceira posição, e foi disparado o mais vendido em setembro.

A lista completa dos 10 games mais vendidos em 2013 é: "Fifa 13", "Pro Evolution Soccer 2013", "Grand Theft Auto V", "God of War: Ascension", "The Last of Us", "Call of Duty: Black Ops II", "Just Dance 4", "Assassin's Creed III", "Grand Theft Auto IV" e "Assassin's Creed II".

Segundo a GFK, o alto preço dos dois novos videogames, o PlayStation 4 e o Xbox One, devem fazer com que os aparelhos não vendam muitas unidades quando forem lançados no mercado brasileiro em novembro. O PlayStation 4 irá custar R$ 4 mil e o Xbox One, R$ 2,2 mil.

Para a empresa de pesquisas, apenas a fabricação local dos dois novos consoles – o que reduzirá seus respectivos preços no mercado – pode popularizar a nova geração de videogames no Brasil. Do contrário, os brasileiros levarão mais tempo para migrar para as novas plataformas. As vendas de PS3 e de Xbox 360 seguem fortes no país.

Videogames portáteis são 2% do mercado de consoles no Brasil. No país, eles concorrem com tablets e smartphones e por isso tem vendas muito baixas. Além dos preços mais convidativos, a tecnologia dos consoles e o atrativo de jogos com partidas on-line ajudam a combater a pirataria no país, afirma a GFK.


FONTE: webnoticia

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