quarta-feira, outubro 23

Escolha da pós: você deve focar ou ampliar seus conhecimentos?

A necessidade de profissionais multidisciplinares aumenta o leque de combinações na escolha da pós-graduação. 
O que fazer? 


Ninguém quer estacionar na carreira. Seja se aprofundando na área escolhida, seja experimentando e agregando conhecimentos de outras áreas, o mercado demanda que o profissional vá além. Nesse sentido, uma pós-graduação é a resposta para muitos dilemas. Mas que especialização escolher em meio a tantas opções? A decisão deve ser por um curso que ajude a pessoa a se focar em uma área ou o contrário, que amplie seus conhecimentos para ser um profissional com uma ampla experiência?

 A headhunter Tânia Abiko, consultora de carreira da Orientha, explica que cada situação requer uma pós diferente. Segundo ela, para profissionais que já estão no nível de diretoria e gerência, por exemplo, a pós-graduação e as especializações poderão permear várias áreas do conhecimento que sejam correlatas ao seu negócio, para agregar à sua formação inicial e à experiência. 

Já para profissionais em função mais técnica, o investimento deverá ser em áreas específicas e que o tornem cada vez mais especialista. “Mas a pessoa não deve deixar de lado a possibilidade de complementar sua formação com áreas mais comuns a todas as profissões, como habilidades com pessoas e domínio de tecnologia digital, por exemplo”, pondera. 


A consultora comenta que a sociedade vive uma transição importante entre a Era da Informação e a Era da Inovação, em que as transformações ocorrem cada vez mais rapidamente. Para ela, o novo contexto requer habilidades criativas e inovadoras com foco em solução de problemas e autodesenvolvimento contínuo, e isso pede certo tipo de especialização.  


Na mesma linha de pensamento, Maria Roberta de Almeida, coordenadora de qualidade da educação executiva do Ibmec/RJ, afirma que as empresas estão exigindo candidatos com uma visão mais generalista, e que o curso de gestão de negócios é bastante procurado por isso. “Muitos profissionais que têm formação e experiência específicas percebem que, para crescer e expandir a visão, é necessário uma formação mais generalista”, afirma. 

Reflexão e planejamento 

Seja na direção da expansão ou da especialização da carreira, a escolha da pós deve ser pensada em função das escolhas, expectativas, objetivos dentro da empresa (ou da carreira em geral) e experiência do aluno. Por isso, Maria ressalta que planejamento e autoconhecimento são fundamentais. No Ibmec, os candidatos passam por uma entrevista para identificar seu perfil e evitar uma possível escolha errada, por exemplo. “Percebemos que quando os alunos não têm um plano de carreira eles ficam em dúvida, principalmente os mais jovens”, diz. “O aluno precisa parar um momento e pensar aonde quer chegar em um, dois, três anos. Conhecer seus pontos fortes e fracos, estudar essas questões. Ele precisa entender a importância de ter a carreira nas mãos.” 

Cynthia Rejowski, gerente de Jurídico e Tributário e de Vendas e Marketing da Robert Walters, empresa de recrutamento para executivos, acrescenta que dentro do que o aluno está estudando é importante definir um caminho a tomar, porque ajuda a direcionar o curso e a carreira. “É comum a pessoa sair da faculdade sem uma ideia do que seguir”, observa. “A pessoa tem que investigar e ter bem claro aonde quer chegar. Quanto mais informação ela tiver sobre a pós, melhor.” Além desses pontos, as especialistas sugerem ouvir profissionais de mercado e ex-alunos, e visitar as instituições. 

Em movimento 

Segundo a pesquisa Empresa dos Sonhos dos Jovens, realizada pela Cia de Talentos, que traça anualmente o perfil dos jovens que estão no mercado de trabalho e quais são suas principais metas para a carreira, esses profissionais sentem a necessidade de se desenvolver. A edição de 2013 teve a participação de mais 52 mil pessoas de países da América Latina, inclusive do Brasil, e constatou que a chamada “Geração Y” tem pressa, almeja cargos de liderança em um curto espaço de tempo e conta com a ajuda da organização para qual trabalha. O problema é conseguir decidir entre tantas opções. 


FONTE: guiasdeeducacao

Nenhum comentário:

Postar um comentário