2014 chegou e com ele a volta ao trabalho após o período de recesso e férias coletivas. Com os ânimos renovados, muitos profissionais retornam às empresas a todo o vapor, planejando as metas para o ano e organizando as pendências mais urgentes para serem resolvidas.
Ao chegar ao trabalho lá está a sua mesa com materiais do ano anterior e diversos e-mails para responder, então o que priorizar? Como iniciar o ano com um planejamento adequado e que facilite a rotina de trabalho? De acordo com a mestre em administração e coach de carreira, Dayse Gomes, a organização deve-se iniciar dias antes da volta ao trabalho. No que diz respeito à vida pessoal, o indicado é desfazer-se da agitação do período de férias e, para quem utilizou o recesso para viajar, o recomendado é retornar com dois dias ou mais de antecedência para organizar a volta ao trabalho. "Chegar com ares de cansaço, reclamando do final das férias, além de deselegante, é bem pouco profissional. Afinal, as férias foram feitas para ''recarregar as baterias'' e não para ''drenar'' a energia", explica.
Ao chegar à empresa, sempre surgem as primeiras perguntas sobre: como passou de festas? E você, viajou? Como foi a viagem? Compartilhar esses momentos é uma boa pedida, desde que essas conversas não se delonguem por muito tempo. "Falar sobre as férias, comentar os passeios, viagens e aventuras, assim como mostrar fotos e vídeos é sempre um prazer. Mas esse tipo de comportamento no ambiente de trabalho, quando feito em excesso, torna-se inconveniente e inadequado, além de atrapalhar o próprio ambiente de trabalho. Sendo assim, deixe o bate-papo e as intimidades para serem compartilhadas com os colegas mais próximos e em horários adequados, como por exemplo, no almoço, no cafezinho e no final do dia", sugere Dayse.
Back to work
Passado o momento de bate-papo sobre o período de férias coletivas, uma das formas de retornar ao trabalho é investir na organização e na administração do tempo. A definição de prioridades, seja individuais ou coletivas, é a maneira mais correta de iniciar um novo ano. Começe com uma lista de prioridades, que pode ser elaborada antes mesmo da volta ao trabalho e alinhe os pontos com o gestor e a equipe. Isso facilita o entendimento do que realmente é prioritário, além de promover maior integração e pró-atividade. Segundo a coach de carreira, os dois primeiros dias devem ser concentrados na organização da mesa de trabalho, na agenda de ações e na leitura dos e-mails. Além do descarte habitual daquilo que não é importante, a criação de pastas específicas para cada nível de prioridade deixa o processo mais organizado e objetivo, otimizando assim melhor o tempo.
O planejamento das ações para o ano vigente não se resume apenas atraçar e resolver demandas de curto prazo. Para aproveitar o clima de recomeço Dayse recomenda usufruir do período para eliminar alguns hábitos improdutivos e estabelecer uma melhor rotina de trabalho, mais eficaz e também aderente aos objetivos pessoais e profissionais. "Tenha como foco não apenas o curto prazo, mas aproveite para pensar no seu crescimento profissional, no seu futuro. Talvez, após o período de descanso, seja um bom momento para investir em uma formação, um curso de atualização e, quem sabe, até mesmo conversar com o seu gestor sobre a possibilidade de assumir novos desafios".
Passo a passo
Confira as dicas compartilhadas pela especialista e inicie 2014 com organização e sucesso!
* Defina ou negocie com o seu gestor as prioridades do momento e as expectativas do seu trabalho, de modo a não se envolver ou perder tempo com assuntos velhos e sem relevância;
* Verifique e classifique os e-mails recebidos de acordo com a relevância e a urgência. Evite se envolver com assuntos já resolvidos ou perder tempo na leitura e resposta de mensagens que não estão relacionadas com a lista de prioridades;
* Estabeleça uma agenda de atividades e de reuniões intensa, porém realista, para as próximas semanas, para tratar dos assuntos pendentes e que merecem a sua atenção direta.
Se necessário e bem negociado, busque oportunidades de tempo extra durante o dia para zerar as pendências, tais como: chegar um pouco mais cedo para começar o dia mais organizado, reduzir em dez minutos o horário de almoço, entre outras possibilidades.
* Busque não se distrair com fatos e ações que colaboram com o desperdício de tempo, tais como: falta de organização, reuniões e rotinas improdutivas, retrabalho, excesso de bate-papo com colegas, conversas longas no telefone, resolução de assuntos pessoais, uso de internet e redes sociais. Pratique a objetividade.
FONTE: RevistaMelhor
Nenhum comentário:
Postar um comentário