terça-feira, janeiro 28

Tendências do mercado de assinaturas online

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Amplamente usado por empresas de Tv a cabo, telefonia, academias e venda de jornais, serviço é a nova aposta de e-commerce e marketplaces para ganhar espaço na web

O mercado de assinaturas online é uma tendência no comércio eletrônico para os próximos anos. Amplamente usado por empresas de Tv a cabo, telefonia, ou nos casos de cobrança de mensalidades de condomínio, academia, e assinatura de jornais e revistas, agora ecommerces e marketplaces estão apostando nas vendas de assinaturas de produtos e serviços online.
Além do case de sucesso internacional da Netflix, plataforma de streaming de vídeo que já tem mais de 40 milhões de assinantes no mundo todo, outros tipos de negócios como clubes de bebida, moda, beleza, conteúdo digital, jogos, cursos e entretenimento já estão crescendo bastante no Brasil.
Este modelo de negócio tem atraído investidores e empreendedores tanto pela possibilidade de gerar receita constante, através da cobrança de taxas fixas mensais, semestrais e anuais, dos planos de assinaturas, ou ainda pelo fato de proporcionar maior controle do estoque e planejamento de produtos personalizados que convertam mais.
É o caso do mercado de vinhos que já têm cerca de 400 sites do segmento, e segundo estimativas movimentou uma média de 90 milhões de litros de vinho em 2013. Pensando nisso, a BuyWine, clube que reúne expertise e especialistas em vinhos nacionais e importados apostou na assinatura online como modelo de negócio. Para a empresa, a oferta de produtos diferenciados, além da comodidade de receber os produtos em casa são alguns atrativos tanto para vendedores como compradores. “Basta assinar e ficar tranquilo, recebendo os vinhos em casa mensalmente”, explica a equipe do BuyWine.
Outros Cases de sucesso
ShoeDazzle: Em poucos anos alcançaram 19 milhões de assinantes e quase dois milhões de fãs no Facebook. Há um ano detêm $ 5 milhões de vendas mensais.
JustFab: 6 milhões de assinantes, saltaram de uma receita de 28 milhões de dólares em 2011 para 100 milhões em 2012. A empresa aponta o modelo de disponibilidade de consultores e serviços em 24/7 como chave para o engajamento dos clientes.
Birchbox: 400 mil assinantes mensais, tinha um faturamento de 11.9 milhões de dólares após dois anos de seu lançamento em setembro de 2010 já possui filiais na França, Reino Unido e Espanha.
Tipos de persona
Muitas pessoas recebem pagamentos recorrentes até mesmo sem ter conhecimento disso. São profissionais liberais como professores que recebem pagamentos mensais, semestrais ou anuais por seus cursos presenciais ou online, ONGs, Entidades filantrópicas e soluções de crowdfunding que recebem doações e contribuições recorrentes de seus colaboradores, startups como BuyWine e Clube do Malte que oferecem planos mensais para entrega de produtos, plataformas de Saas (Software as a Service) como Salesforce e Oracle e empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais variados tipos.
Diferenciais do mercado
O modelo de receita recorrente está em amplo desenvolvimento para muitas companhias e pequenos lojistas. Para quem consegue atingir o público em larga escala é possível obter dados das preferências dos clientes que podem ser usados na recomendação de novos produtos.
Este modelo deve seguir as mesmas tendências do ecommerce como customização e personalização de produtos e aprimoramento na forma de atender os clientes. Os consumidores estão migrando para as tecnologias mobile, estão passando mais tempo nas redes sociais e tendem a ter uma expectativa por conteúdo e informação de melhor qualidade sobre os produtos e serviços. Vale acompanhar todas essas mudanças e inseri-las no seu negócio de assinaturas.


FONTE: mundodomarketing

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