Grandes acontecimentos estão previstos para este ano de 2014, a Copa do Mundo da Fifa e as eleições presidenciais no Brasil. Um ano que promete consolidar diversas tendências nas áreas de Marketing Digital e Mobile Marketing. Segundo Roberto Cassano, Diretor de
Planejamento e Estratégia da Agência Frog, a diversificação de canais e plataformas digitais, o amadurecimento do social business e o celular como primeira tela são algumas das apostas para este ano. “Companhias de segmento B2B ou neófitas em mídia online, encontrarão caminhos para usar as novas ferramentas em suas realidades, e empresas que
digitalizaram suas estratégias expandirão o ‘jeito digital de pensar’ para outras áreas como por exemplo o Atendimento ao Consumidor, Relacionamento com Investidores, Recursos Humanos, e entre outras”, diz.
Na opinião do especialista, seis previsões para o Marketing Digital em 2014 podem acontecer:
1 – Até o fim do próximo ano, 50% dos celulares habilitados no mundo devem ser smartphones. Isso fará com que os investimentos em melhorias na cobertura 3G e 4G aumentem, assim como a procura por mobile ads. Outra plataforma que ganha força com o crescimento da base de smartphones é a dos comunicadores, como WhastApp, Line e afins. Quem pode aparecer e crescer no país é o Zello, aplicativo de Walkie Talkie que transforma o smartphone num rádio instantâneo. Esses apps são muito populares no Brasil e, de certa forma, roubam a audiência e o tempo de uso de redes como Facebook e Twitter.
2 – Com o processo eleitoral chegando, podem-se esperar novos movimentos nas redes sociais, como o movimento #Vemprarua, que em 2013 foi um dos assuntos mais comentados na história do Facebook e Twitter.
3 – A interação com a TV e as mídias sociais também prometem aquecer com a disputa desse mercado pelo Twitter, que deve voltar a crescer no país, e Facebook. A rede de microblog expandiu seu escritório para o Rio de Janeiro, para aproveitar o impulso da Copa do Mundo e mais adiante das Olimpíadas. Segundo pesquisa do Google, 60% dos brasileiros conectados já utilizam duas telas (TV + PC ou TV + celular).
4 – Nas mídias sociais, as redes de nicho, como o Lulu, vão crescer e ganhar destaque.
5 – O ano de 2014 também será crucial para as ferramentas de coleta e análise de dados, o chamado Big Data. Embora seja falado desde 2011, ainda quase não se vê o uso efetivo de tais ferramentas. Em 2014, sua utilização deve, finalmente, sair do discurso.
6 – O relacionamento com o cliente via redes sociais se consolidará como um dos principais meios de contato direto com o consumidor. O mercado hoje oferece uma série de soluções específicas para isso e, em 2014, chegarão novos players internacionais ao Brasil.
FONTE: tangerinemidiadigital
Nenhum comentário:
Postar um comentário