Detalhes sobre estratégia e projeção de custos devem constar na apresentação do empreendedor
Érica Polo
Empreendedorismo: novo investidor toma decisões junto com fundadores (Getty Images/Ingram Publishing)
Montar um plano atraente para investidores é dúvida comum entre os empreendedores. Por isso, antes de sair em busca de recursos, é preciso prestar atenção em dois pontos: se o momento da empresa é ideal para o movimento de atração de um sócio e se é possível dividir o comando do negócio.
Carlos Miranda, ceo do fundo BR Opportunities, já presenciou casos de donos de empresa que buscavam dinheiro apenas para ‘sustentar a máquina’ – mesmo que ela estivesse com problemas graves. “O objetivo do investidor não era injetar verba para cobrir ineficiências operacionais, como necessidade de capital de giro por resultado de má gestão operacional”, afirma ele.
O segundo ponto alerta para a divisão das decisões sobre o negócio. Um novo investidor vai opinar sobre vários projetos – não necessariamente a favor do fundador. “Em muitas situações ele irá tomar decisões junto com sócios estratégicos”, cita Miranda, que também é membro do comitê de empreendedorismo, inovação, capital semente e venture capital da Associação Brasileira de Private Equity & Venture Capital (ABVCAP).
Avaliadas essas questões e pronto para prosseguir, o dono da startup pode ficar atento a alguns detalhes na hora da elaboração de um plano de negócios. Confira as dicas:
Como elaborar um plano de negócios
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Estratégia
Os empreendedores brasileiros estão evoluindo rápido, avalia Carlos Miranda, ceo do fundo BR Opportunities. Tanto é que muitos projetos apresentados vão além do lado técnico – de apresentar só os detalhes de funcionalidade do aplicativo desenvolvido, por exemplo. O investidor diz que a maior parte dos planos já traz muita informação sobre características de mercados alvo. Mas ainda há o que avançar. É preciso mostrar também como a startup vai agir para abocanhar parte do segmento de negócios. “Qual será a estratégia para conquistar essas fatias? De que forma se pretende segmentá-lo e quais serão os canais de venda? São detalhes que os brasileiros ainda mostram pouco”, avalia. Um bom plano traz a estratégia e, consequentemente, os impactos dela na geração de receita, custos e investimentos necessários.
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