quarta-feira, novembro 20

Marketing Digital: 5 coisas que você deve saber antes de 2014


A velocidade de atualização do marketing digital pega desprevenido até quem trabalha na área. Com isso, muitos empreendedores que não possuem especialistas na área têm prejudicado seu próprio negócio, sem saber.  São tantas mudanças que, se alguém não se atentar, poderá ficar muito atrasado em relação aos concorrentes.
Por isso, a Iska Digital decidiu criar uma lista do que você realmente precisa saber antes da virada do ano.
5º lugar – Curtir, comentar e compartilhar já não é tão importante
O Facebook conta todas as interações de uma pessoa com um post, o que vai muito além dos famosos curtir, comentar e compartilhar. Isto é fato determinante para que o seu post seja exibido para um número maior de pessoas.
tendencias-2014
Note que, no post acima, tivemos um alcance de 75% em relação ao número de pessoas que curtem nossa fanpage. Muito maior do que a média de 12%, segundo o Facebook. Se você focar apenas nas interações da nossa página, você terá 15 pessoas que interagiram, pois o post teve 10 curtir, 2 comentários e 3 compartilhamentos.
No entanto, ao analisar o Facebook Insights, percebemos que, por causa dos compartilhamentos, o post teve 20 curtir, 9 comentários e 7 compartilhamentos. Mas, o dado mais importante está logo abaixo: 480 post cliques. Isto significa que 75 pessoas clicaram para ver a imagem do post maior, 78 clicaram para ir até o site e 327 clicaram em outros lugares, como no título, por exemplo.
4º lugar – Mudanças nos Anúncios do Google: Adwords
A fórmula do Adwords mudou. Agora, além do valor do leilão e da qualidade do seu anúncio, o Google leva também em relação a qualidade das extensões, como links adicionais ou telefone de contato.
Com isso, quem não começar a utilizar extensões verá, em breve, seu anúncio em lugares menos estratégicos, como no lado direito, por exemplo. Abaixo, temos um print de um anúncio com extensões:
google-adwords-nova-formula
3º lugar – E-mail marketing americano
Hoje, recebemos muito e-mails de propaganda. A situação piorou com o surgimento de sites de compras coletivas, que enviam promoções todas as manhãs.
No Brasil, a média de taxa de abertura é entre 3 e 5% da sua base. Ou seja, se você tem uma base de 7000 pessoas, apenas 350 vão abrir o seu e-mail. O formato preferido é uma imagem com mensagem de vendas e promoção.
Já nos EUA, as empresas criam listas de interesse e disparam e-mails somente com texto, trocando o nome do remetente de uma empresa para o nome de uma persona, como um diretor. Aqui na Iska, nós utilizamos esta estratégia desde abril e temos uma taxa de abertura entre 20% e 48% nas nossas campanhas. A imagem abaixo, é o resultado de uma campanha para o nosso cliente Konda Studio:
e-mail-marketing-americano
2º lugar – Captação de potenciais clientes
Seu site precisa ter uma ou duas situações de conversão. Não adianta só trazer pessoas para o seu site, uma coisa é indispensável: captar e-mails de contatos quentes (leads). No nosso blog, por exemplo, temos um banner ao lado oferecendo avaliação gratuita de websites. Com isso, criamos uma lista formada por pessoas que estão insatisfeitas com o seu site.
No entanto, o ponto principal é que nós, em nenhum momento, oferecemos venda. Nós ajudamos estes leads, com conteúdos educativos de marketing digital, deixando-o totalmente livre a nos procurar em caso de interesse.
1º lugar – SEO e Conteúdo
O ano de 2013 representou o fim do site institucional padrão, aquele com quatro ou cinco páginas, repleto de textos sobre a empresa como serviços, clientes, missão, visão e valores. Hoje, as redes sociais, jogos e o smartphone ganham muita atenção das pessoas, reduzindo drasticamente seu tempo de navegação em outros sites.
Apenas 10% do público alvo de uma empresa pode acessar o site institucional, 7% estão pensando em comprar um produto ou serviço e 3% já estão decididos. Por isso, é guerra de preço com uma fatia pequena do mercado.
Entendendo isso, o Google novamente muda de acordo com o comportamento das pessoas. Neste ano, a nova atualização das buscas da empresa, chamada de Beija-Flor, é a mais impactante dos últimos tempos. Cerca de 90% das buscas foram modificadas dando privilégios aos conteúdos de qualidade, principalmente aos conteúdos com autores autenticados pelo Google+.
As interações nas redes sociais também são determinantes para a avaliação se o conteúdo é bom ou não. Desta maneira, o Google dá mais um passo no combate às empresas e pessoas que tentam cometer fraudes para ranquear seu site nas primeiras posições. Uma boa prática é adicionar uma barra com as principais redes sociais no início e no final do seu texto, igual fazemos por aqui, conforme imagem abaixo:
social-barra


FONTE: iskadigital

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