terça-feira, novembro 19

Investir na capacitação do funcionário favorece crescimento das empresas

Corporações percebem que apostar na qualificação do profissional é a chave da lucratividade


Investir na capacitação do funcionário favorece crescimento das empresas Guto Kuerten/Agencia RBS
Rafael Sema tornou-se treinador de vendedores e agora é gerente da loja Ponto Frio no Shopping Iguatemi, em Florianópolis - Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS
As empresas perceberam que para alcançar resultados satisfatórios precisam mais do que números e faturamento. A chave da lucratividade está nas pessoas. É por isso que a capacitação interna dos funcionários tem se tornado uma prática comum. Há corporações, inclusive, que investem em treinamentos periódicos nas diversas fases da carreira do profissional.

Rafael Sema, 27 anos, trabalha há 10 no comércio. Há seis anos, ele foi contratado como vendedor pela Viavarejo, companhia que abriga as marcas Casas Bahia e Ponto Frio. Nesse tempo, Sema tornou-se treinador de vendedores e agora é gerente da loja Ponto Frio no Shopping Iguatemi, em Florianópolis.

O profissional conta que sempre passou por treinamentos na empresa e que só teve a chance de se tornar gerente depois de entrar para a turma do “Líderes do Futuro” em 2013, programa prático e teórico de seis meses de duração implementado pela Viavarejo há três anos. 

– A empresa só contrata para cargos de gestão quem tiver passado pelo treinamento. Eu consegui assumir a gerência dessa loja do Ponto Frio antes mesmo de terminar o curso, que vai até a semana que vem – diz. 

Sema, que também já foi treinador, diz que os resultados da capacitação para o crescimento da empresa são claros e imediatos. 

– Em uma loja que trabalhei, treinei os 10 funcionários com os piores resultados, aqueles que não batiam há três meses as cotas de venda. Em um mês, eles atingiram as metas e a loja, naquele período, aumentou em 10% o faturamento. Tenho vários cases de sucesso para citar, inclusive o de uma loja que em um mês aumentou em 16% o faturamento em função do treinamento – lembra o gerente.
Adriana Loch, diretora de Educação Empresarial da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), comenta que todas as empresas de sucesso que ela conhece, independente do porte, investem em capacitação. Na visão da diretora, o treinamento é uma maneira de reter os talentos e de direcionar a formação do profissional para as atividades necessárias, além do aumento da produtividade. 

– É um processo em que as duas partes saem ganhando. O empresário, com o aumento da produtividade do colaborador, e o funcionário, com o desenvolvimento profissional – analisa. 

Adriana lembra que há outras modalidades de capacitação empresarial. Segundo ela, algumas empresas não investem em comunicação e integração da equipe, o que é ruim, porque o lado comportamental é tão importante quanto o técnico. A Acif, em parceria com o Sebrae, também oferece um curso de capacitação para empresários, o Empretec. 

Para obter informações do programa acesse 


FONTE: diariocatarinense

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