Ainda que tenham papéis específicos, os diversos departamentos que compõem uma organização devem cooperar para o crescimento do todo e evitar que possíveis falhas perdurem e afetem o bom funcionamento dos negócios e o relacionamento interpessoal. Percebemos que os setores ou equipes que não dialogam acabam reprimindo boas ideias, fato que eventualmente pode afetar o desenvolvimento de projetos e a inovação. Para resolver esse problema, você pode investir no endomarketing como estratégia de gestão - tema que será melhor explicado neste post.
É importante que as organizações criem estratégias que gerem maior entendimento dos processos de cada setor ou departamento e promovam a integração entre eles, destacando que um necessita do outro para desempenhar suas atividades e ter maior eficácia. Nesse ponto, deve-se lembrar que integrar departamentos significa integrar pessoas e um grupo bem integrado pode ser uma fonte riquíssima para o fomento da inovação.
Na busca por estratégias de gestão que de fato promovam a integração e, consequentemente, favoreçam o processo de inovação, as organizações contam por exemplo com o endomarketing. Assim, na mesma lógica do marketing externo, cada setor deve “vender” suas ações para os demais departamentos, utilizando o endomarketing como um canal de troca de informações e de alinhamento. As lideranças têm papel importante neste processo, apoiando a disseminação de valores de integração e participação entre os colaboradores a sua volta.
Uma ação de endomarketing pode ser dividida em três pilares:
- Ações estratégicas: devem apoiar a realização de metas da organização;
- Ações motivacionais: voltadas à satisfação e à qualidade de vida dos colaboradores;
- Apoio à gestão: devem apoiar a implantação de processos e alinhamento.
Acreditamos que inovação é sinônimo de competitividade para a maioria das empresas, mas manter seus funcionários alinhados e motivados a criar é um desafio diário. Para além de fórmulas milagrosas e dinâmicas de grupo, os gestores devem estar atentos ao fato de que seus colaboradores são movidos por propósito, desafios e motivação; e não se trata apenas de uma motivação financeira – que, sim, também é importante.
O capital intelectual também costuma ser um ponto chave na evolução da produtividade e no processo de inovação, portanto, é importante que as estratégias adotadas para integração dos colaboradores também sirvam para motivar os funcionários a compartilhar conhecimento e informações e a buscar aperfeiçoamento profissional constante.
Na sua empresa a integração tem favorecido o processo de inovação? Quais estratégias são utilizadas para esse fim? Compartilhe com a gente a sua experiência e colabore com a discussão do tema.
FONTE: blog.socialbase
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