domingo, novembro 17

8 produtos que deram errado desde o lançamento

Confira ideias que foram condenadas ao fracasso e tornaram-se grandes desastres de marketing


1. New Coke

Em 1985, a Coca-Cola enxergava seu reinado ameaçado pela Pepsi, então "o sabor da nova geração". Para contra-atacar, decidiu criar um sabor parecido com o da concorrente, a New Coke. “A Coca-Cola com gosto de Pepsi” não apenas foi lançada, como o sabor antigo foi retirado das prateleiras. Foi um caos. Os consumidores destestaram a New Coke, e a jogada lançou a Pepsi ao posto de líder de mercado. Em 3 meses, o produto antigo estava de volta com um novo nome, Classic Coke.

New Coke, lançamento fracassado da Coca-Cola Company

2. Ford Edsel

O Ford Edsel é conhecido como o “Titanic dos automóveis”. O carro foi lançado com muito barulho em 1957, e a Ford começou a divulgá-lo com anúncios que não mostravam o produto, para gerar curiosidade. Os cartazes anunciavam apenas que “O Edsel está chegando”. Num primeiro momento, as lojas encheram-se de consumidores. Mas o design escolhido para o veículo não atendeu às altas expectativas, e ele encalhou. O carro, que tinha uma projeção de vendas de 200 mil por ano, saiu de linha em 1960 vendendo 2.800 unidades. 

Ford Edsel, lançamento fracassado da Ford


3. Arch Deluxe, do McDonald's

Em um esforço para deixar o McDonald’s mais classudo, a marca lançou o Arch Deluxe, um sanduíche voltado para adultos, com paladares mais sofisticados. Os anúncios mostravam crianças fazendo "caras de nojo" e torcendo o nariz para o novo hamburguer. Na publicidade não faltou até um Ronald McDonald envolvido em atividades adultas, como o golfe.  O único detalhe é que as pessoas não frequentam fast foods pela sofisticação, e a rede de restaurantes aprendeu a lição do jeito mais duro. Com a má aceitação, o produto foi retirado do menu ainda no ano do lançamento, em 1996.

Arch Deluxe, o sanduíche fracassado do McDonald's

4. Crystal Pepsi

É bem difícil se livrar de certas regras. A Pepsi provou isso quando tentou lançar um refrigerante sem cafeína e totalmente transparente em 1992. A Crystal Pepsi tinha o mesmo gosto da versão convencional da bebida, mas parecia água, o que tenderia a conferir ao produto um ar mais saudável. O fracasso, no entanto, foi instantâneo, e poucas semanas após seu lançamento, com vendas ínfimas, a bebida foi engavetada. 

Crystal Pepsi, lançamento fracassado da Pepsi

5. Colgate na cozinha

A Colgate decidiu usar seu nome em uma série de produtos alimentícios chamado "Entradas de Cozinha da Colgate" em 1982. A ideia dos criadores deve ter sido de que os consumidores iriam comer a sua refeição Colgate, e, em seguida, escovar os dentes com creme dental Colgate. Mas as vendas não decolaram, e o produto saiu rapidamente do mercado.


Produtos da Colgate em uma prateleira


6. OK Soda

Claramente sem ter aprendido as lições do lançamento da New Coke, a Coca-Cola mirou de novo no público jovem com um produto ambicioso: a OK Soda. O refrigerante apostou suas fichas no público consumidor de “culturas alternativas”, e as latas traziam ilustrações de cartunistas underground. No verso havia trechos do “Manifesto OK”, uma ode à contracultura. A estratégia não foi bem aceita, e o público estranhou essa Coca-Cola menos mainstream.  Menos de um ano depois do lançamento em 1994, a produção foi descontinuada. 

OK Soda, lançamento fracassado da Coca-Cola

7. Roupa de baixo da BIC

Você se lembra das roupas íntimas da BIC? Pouca gente lembraria. O produto não durou muito no mercado após seu lançamento em 1998, no Reino Unido. Conhecida por vender uma série de itens descartáveis, como lâminas de barbear, isqueiros e canetas, a marca dediciu vender roupas íntimas no mesmo formato. O produto fracassou -  aparentemente as mulheres não estavam dispostas a comprar roupa de baixo "descartável".

Consumidora passa em frente a loja de lingerie

8. Ken moderno
Depois de pesquisas com consumidoras, a Mattel resolveu reformular imagem do boneco Ken, o par romântico da Barbie, em 1993. A conclusão foi de que Ken deveria se tornar mais “cool”. A Mattel criou então uma versão nova com pele bronzeada, colete de couro roxo, brinco na orelha e um colar chamativo. A recepção para tanta modernidade azedou, tanto por parte dos pais quanto das garotas. A empresa cancelou a produção e recolheu todos os bonecos que conseguiu.
Ken Earrings, lançamento fracassado da Mattel

FONTE: exame.abril











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