quarta-feira, outubro 2

Ambientes de Marketing

Vamos  esclarecer uma importante parte do marketing, que é conhecermos o termo “Ambiente de Marketing”.


A empresa e todos os componentes externos os quais são relativamente incontroláveis, mas que influenciam seu processo de tomada de decisão, são definidos como ambiente de marketing, este é dividido em dois níveis: o ambiente de tarefa ou interno e o ambiente geral ou externo. O ambiente de tarefa ou interno “inclui todos os participantes imediatos envolvidos na produção, distribuição e promoção de oferta”. Representam este ambiente a empresa, os fornecedores, e para estes incluem-se não somente os fornecedores de produtos, mas também aqueles que prestam alguma forma de serviço à empresa como por exemplo bancos, seguradoras, transportadoras, etc; os distribuidores, revendedores e os clientes-alvo. É no ambiente interno que são caracterizados os pontos fortes, que propiciam uma condição favorável para a organização, os pontos fracos, ou condições desfavoráveis, e os pontos neutros que não beneficiam e nem prejudicam a organização, em relação ao seu ambiente. Agindo adequadamente sobre o ambiente-tarefa, a organização pode estabelecer diferenciais competitivos através dele. 

O ambiente geral ou externo é composto por forças que influenciam indistintamente o conjunto das empresas atuantes em um determinado mercado, ou seja, exerce a mesma influência sobre todas as empresas, representam as oportunidades e ameaças, e são representadas por seis componentes: 

ambiente demográfico: refere-se ao estudo da população humana;

ambiente econômico: envolve a economia como um todo.

ambiente natural: meio ambiente, disponibilidade dos recursos naturais para uma organização ou afetados por ela;

ambiente tecnológico: composto pelo conhecimento científico, pela pesquisa e desenvolvimento;

ambiente político-legal: constitui-se pelas leis, regulamentações, agências governamentais e grupos que exercem pressão política;

ambiente sociocultural: constituído de instituições e outras formas que influenciam os valores básicos, as crenças, as normas, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade;

É em busca da conquista de uma maior parcela de clientes que ocorre a competição de mercado, denominada concorrência. A disputa ocorre entre produtores, fornecedores ou comerciantes de um mesmo bem ou serviço em seus respectivos ambientes. A concorrência inclui todas as ofertas e os substitutos reais e potenciais que um comprador possa considerar para realizar sua escolha. Avalia-se que a concorrência entre produtores de bens ou prestadores de serviços tanto pode estimular o aperfeiçoamento tecnológico e a produtividade, quanto influir positivamente sobre o custo de vida da sociedade.


FONTE: administradores

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