quarta-feira, outubro 2

AMBIENTE DE MARKETING: MERCADO, OPORTUNIDADES E AMEAÇAS


O AMBIENTE DE MARKETING

O ambiente de marketing de uma empresa é constituído de participantes e forças externas a ele que afetam a capacidade da administração de marketing de desenvolver e manter bom relacionamento com seus clientes-alvo.

Ele oferece tanto oportunidades quanto ameaças.

Empresas bem sucedidas sabem a importância de estarem sempre observando e se adaptando ao ambiente de mutação e assim acompanhar as tendências e procurar oportunidades. Como exemplo, podemos citar o ramo de alimentação, moradias, remédios...

Divide-se em:

MICROAMBIENTE: é constituído de forças próximas à empresa que afetam sua capacidade de atender seus clientes. Exemplo: a empresa, fornecedores, mercados de clientes, concorrentes e públicos.

MACROAMBIENTE: é constituído de forças sociais maiores que afetam o microambiente. Exemplo: ambiente econômico, ambiente político-legal, ambiente demográfico, naturais, tecnológicas, políticas e culturais.

Variáveis de ambiente econômico:
- PIB (economia como um todo)
- Câmbio (exportação, matéria prima importada...)
- Inflação: (quem depende de poder de compra)
- Taxa de juros: (venda a prazo, compra a prazo)
- “Políticas econômicas” – ficar sempre de olho

Variáveis de ambiente político-legal:
- Proteger empresas (concorrência desleal)
- Proteger consumidores
- Proteger sociedade

Variáveis de ambiente demográfico:
- Crescimento da população
- Índice de natalidade x mortalidade
- Sexo, idade, estado civil, religião
- Grau de escolaridade
- Padrões de moradia
- Padrões de renda

Variáveis de ambiente natural:
- Fontes de matéria prima – natureza
- Fontes de energia (custo + elevado)
- Poluição, água

Variáveis de ambiente tecnológico:
- Qualquer tecnologia que afete os 4Ps (Produto/Preço/Promoção/Praça) – Mkt Mix

Variáveis de ambiente sócio-cultural:
- Relacionamento das pessoas com:
. si mesmas, sociedade, organizações, universo....
Exemplos: . papel da mulher – internet(informação) – consciência social – preocupação com saúde – liberdade sexual – preocupação com segurança – valores centrais – relacionamentos (fidelidade)




FONTE: ebah

Nenhum comentário:

Postar um comentário