terça-feira, agosto 6

10 dicas para transformar seu blog corporativo em uma máquina de vendas



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Chegou a hora de ativar o blog da sua empresa e fazer com que ele passe a ser uma ferramenta de marketing que ativamente atrai clientes e gere retorno! Para que você consiga desenvolver uma estratégia eficiente direcionada ao meio online, listamos aqui 10 dicas que podem ser seguidas em busca de um blog que realmente entregue resultados sensíveis ao seu negócio:

1) Faça o público se sentir parte da sua empresa

Há uma tendência natural nas pessoas em valorizar o sentimento de pertencer a algo, seja a um grupo ou uma organização. Por isso, busque a identificação com quem lê seu blog, mostrando que quem visualiza suas postagens é mais do que um cliente, mas também um querido amigo integrante do círculo social que envolve sua empresa.

2) Acrescente algo através de suas postagens

A curiosidade e a sede por conhecimento são comuns a grande parte do público. Portanto, é muito mais fácil prender a atenção de uma pessoa se o que ela está vendo ou lendo realmente fizer alguma diferença. Não há problema nenhum em compartilhar seu conhecimento. Você só estará mostrando que tem o know-how que endossa a qualidade do produto oferecido, tornando-se uma referência no meio. Se as pessoas saem de seu blog com o sentimento de que cresceram um pouco ali, elas certamente voltarão, dando mais atenção para a sua empresa e o que ela tem para oferecer.

3) Estimule a interação e realmente tire proveito dela

O feedback de quem visita seu blog é importantíssimo para medir o nível de engajamento do público e qual sentimento desperta cada postagem. As mensagens dos usuários são uma ótima maneira de descobrir o que as pessoas esperam de sua empresa, permitindo que você reveja algumas estratégias e desenvolva outras, tendo sempre em mente o objetivo de encontrar aquele fator determinante que provocará um aumento nas vendas.

4) Valorize a periodicidade

Naturalmente, se o seu blog tem um fluxo constante de postagens, mais as pessoas o acessarão na busca de conteúdo novo. Poucas coisas são mais frustrantes para um usuário do que acessar uma página por vários dias seguidos e não visualizar nenhuma atualização. Provavelmente esse usuário começará a esquecer do seu blog, e você perderá um bom leitor. Lembre-se que manter as pessoas próximas de sua empresa é um passo crucial para as vendas.

5) Invista em marketing específico para o blog

É hora de trazer as pessoas para o seu blog, despertando interesse dos seus clientes em potencial. Você vai ver que investir no marketing para seu blog é muito mais rentável em longo prazo do que promover seus produtos ou serviços especificamente. É muito mais fácil trazer mais gente para sua empresa através de um link que promove conteúdo, pois nem sempre há um interesse imediato no que você está vendendo. Assim, você começa a construir uma base de público fiel e próximo de você, aumentando as possibilidades de rendimentos futuros.

6) Crie uma necessidade

Uma das maiores e mais eficientes táticas do marketing é mostrar para o público por que é importante para ele o produto ou o serviço que você está vendendo. Assim, o consumidor vê que na realidade ele precisa daquilo, e realizará a compra com mais facilidade. Mas não banque o vendedor nessa hora! Crie essa necessidade de uma maneira sutil, através de conteúdos leves que façam o próprio cliente relacionar como o que você oferece seria importante ali, jogando a ideia no subconsciente da pessoa. Já assistiu ao filme “A Origem”? É mais ou menos essa a ideia: plantar uma “sementinha” que se desenvolverá em um pensamento, e não jogar a reflexão já pronta.

7) Faça uma página agradável

É bem mais fácil fazer com que uma pessoa leia um texto bem diagramado em uma página que agrade aos olhos, assim como é mais fácil que ela continue lendo outras postagens se a navegação do blog tiver um fluxo tranquilo. Investir em design e fazer com que o texto não fique parecendo só aquele bloco de palavras sem vida é uma das melhores maneiras de garantir a atenção para seu conteúdo.

8) Utilize uma linguagem fácil

Tome cuidado com termos técnicos complexos e mal explicados no seu conteúdo. Quem acessa sua página quer um entendimento fácil da situação, e ficar precisando interpretar cada parágrafo por vez não é interessante. Lembre-se que “fácil” é um termo relativo, ou seja, significa escrever claramente para o nível do seu público-alvo. O que é fácil para um engenheiro aeronáutico provavelmente não é fácil para boa parte do mundo.
Valorize também a simpatia que manterá o público próximo de você, tanto em suas postagens quanto nas respostas a quem interage. Dessa maneira você passará a criar um vínculo, fazendo com que seus clientes se sintam valorizados.

9) Aproveite os recursos multimídia

Você está desenvolvendo conteúdos que serão visualizados no computador. Já parou para pensar em quantas possibilidades isso abre? Utilize links, vídeos, áudio, dentre outros recursos que tornarão sua postagem cada vez mais interativa, aumentando ainda mais o engajamento que seu público terá com o conteúdo e alterando o ritmo de consumo de conteúdo pelos seus leitores.

10) Não se esqueça do seu objetivo

Quando falamos de blogs e marketing de conteúdo, falamos de estratégias de venda que quase sempre passam por processos indiretos, culminando na realização da venda. Apesar disso, tenha sempre em mente o que é a sua empresa e o que ela tem ali para oferecer. Desenvolva seu blog lembrando-se do seu objetivo, e de como cada passo e cada ação são pequenas contribuições na construção de uma base sólida de rendimento.
É bom sempre lembrar de que o investimento em ferramentas que fidelizam o público é uma maneira de garantir a longevidade do seu negócio. E você, já começou a ativar a sua estratégia de blog? 


FONTE: rockcontent

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