quarta-feira, novembro 26

2015: Ou sua marca muda ou morre



2015: Ou sua marca muda ou morre (@istock/mayra@)
A chamada polêmica deste artigo não se limita apenas em gerar a sua curiosidade em abrir o link e ler o texto. Acredito firmemente que é uma realidade para N marcas. Durante anos se fala das tendências do marketing digital e da mudança de hábitos de consumo, do domínio do mobile e tantas outras ligadas a essas mudanças exponenciais que estamos passando nos últimos meses, isso mesmo meses, não mais anos.

Tudo acontece ao mesmo tempo e o marketing digital não é mais uma diferença competitiva, é uma necessidade. Talvez em pouco tempo deixe de se chamar marketing digital e seja de fato apenas marketing. As mudanças do digital não se limitam apenas a ele e possuem uma influência gigantesca dentro da sua operação interna e suas ações de marketing, indiferente se o canal é on ou off.

Muitas empresas ainda precisam resolver o problema interno que possuem pela falta de visão omnichannel da equipe de trabalho e muitas vezes até do dono da empresa. Concorrências internas geram um câncer perigoso para a marca, que por vezes não tem um planejamento macro e se perde pela falta de preocupação com isso.

Seus clientes estão neste momento pesquisando sobre sua empresa no Google, no Reclame Aqui, nas redes sociais, etc. Se você não está lá ou está apenas de corpo presente irá passar uma insegurança perigosa para seus potencias clientes. Hoje em dia o famoso "disque 0800 para reclamação" está às moscas, porque ele praticamente já nasceu morto, visto a falta de efetividade para resolução de problemas. Hoje você atende seus clientes "ao vivo" na frente de muitas pessoas que estão torcendo por sua marca falar algo errado, ou fora de contexto para torná-la um meme ou o próximo mimimi do Facebook. E não pense que isso pode causar apenas um temporário enfraquecimento de marca, isso irá impactar no seu bolso, no caixa, nas vendas.

Pare ser canibal ‘eu como o cliente faria tal coisa, ou compraria tal produto de tal forma’, não é mais sua marca que decide isso. Eu sei, é duro ouvir isso, mas é verdade. Acredite. É possível que você queira ser a Apple, que ao lançar um novo produto deixa as pessoas enlouquecidas querendo comprar a novidade, não importando o preço ou que ele tem de novo e legal, mas veja que a Apple tem um proposito claro de marca. Se você não tem, não está nem no caminho de ser igual em seu mercado.

Contudo, esse pensamento digital é cada dia mais necessário, não apenas para fomentar as vendas da sua empresa, mas também para monitorar o que estão falando da sua marca, o que estão pensando dela. O branding não é mais algo ‘cool’, é uma necessidade de se reinventar constantemente, olhando pra dentro de si e refletindo por que sua marca está no mercado, no que ela acredita e o que ela quer transmitir como marca para o consumidor, e não pense que isso é papo de publicitário, isso é o mercado atual. A busca por propósito é algo extremamente presente no contexto atual do mercado e se não é claro o seu propósito de nada adianta você ter uma mega equipe que ‘cuida do Facebook’. Ela possivelmente estará mergulhada em reclamações.

Como falei no começo a reflexão é muito mais real do que para gerar polêmica. Espero do fundo do coração que tenha deixado você preocupado com essa rápida reflexão.



FONTE: Adnews

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