sexta-feira, novembro 28

Três razões pelas quais empreendedores escolhem uma cidade

Três razões pelas quais empreendedores escolhem uma cidade



Muitos formadores de opinião acreditam que taxas baixas e um ambiente regulatório pró-negócios são as chaves para atrair grandes empreendedores. Isso até faz diferença, sim – especialmente em um país com impostos complexos como o Brasil.
Mas a Endeavor Global recentemente pesquisou e entrevistou 150 empreendedores de alto crescimento nos Estados Unidos para saber os motivos de terem escolhido as cidades que escolheram para iniciar seus negócios. Descobriram que esses empreendedores estão mais interessados em três coisas: qualidade de vida local, disponibilidade de talentos e acesso a mercados.
QUALIDADE DE VIDA
Quase metade dos entrevistados pelo estudo responde  ram que começar a empreender na cidade onde sempre moraram faz diferença. Os motivos mais comuns pra isso foram as conexões com a comunidade local e a qualidade de vida das cidades. As citações a seguir ilustram algumas dessas respostas.
Três razões pelas quais empreendedores escolhem uma cidade
ACESSO A TALENTOS
Quase 30% dos empreendedores citaram o acesso a talentos como fator de escolha de onde começar suas empresas, com muitos mencionando especificamente a mão de obra tecnicamente qualificada. Esse foi o motivo relacionado diretamente aos negócios (diferente da qualidade de vida, por exemplo) mais frequentemente citado pelos entrevistados.
Três razões pelas quais empreendedores escolhem uma cidade
ACESSO A MERCADOS
Aproximadamente um em cada cinco empreendedores citou o acesso a clientes e fornecedores como fator decisivo para decidir onde começar seu negócio. Esta resposta foi mais comum entre empreendedores que trabalham no modelo B2B, ou seja, vendendo para outras empresas.
Três razões pelas quais empreendedores escolhem uma cidade
CONCLUSÕES
De acordo com os empreendedores de alto crescimento nos Estados Unidos, esses são os três fatores mais importantes para cidades que querem fomentar o desenvolvimento de grandes negócios. No entanto, muitos gestores públicos estão mais preocupados em baixar impostos e criar isenções para determinantes tipos de empresas. Ao menos nos Estados Unidos, essas políticas não parecem ser as mais importantes para os empreendedores segundo o estudo da Endeavor Global. Apenas 5% dos entrevistados mencionaram taxas baixas e isenções de impostos como fatores essenciais para começar um negócio.
A mensagem dos empreendedores de lá é clara. A melhor fórmula para atrair e manter empreendedores com negócios de alto crescimento é um bom lugar para viver, oferta de talentos e muitos fornecedores e consumidores.
A realidade brasileira pode ser diferente, mas isso indica que, afinal, o ambiente regulatório não deve ser a única preocupação dos gestores públicos.
Para mais informações sobre o estudo e a metodologia utilizada, faça o download do relatório aqui, em inglês.


FONTE: Endeavor

Nenhum comentário:

Postar um comentário