sexta-feira, novembro 28

Como Empatia afeta o aprendizado, e como cultivá-la em seus alunos

empatia e aprendizagem


"As forças do sistema de ensino as pessoas a desaprender a empatia com que nasceram. É um sistema baseado na sempre parecendo forte, contribuindo para a economia, e ser o número um. Ser o número um é a regra do jogo, e como nos relacionamos com os outros é fundamentalmente demitido. "-Bernard Amadei, Fellow da Ashoka e fundador da Engenheiros Sem Fronteiras EUA
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ais do que duas décadas atrás, os cientistas fizeram uma descoberta que alteraram fundamentalmente a maneira como pensamos sobre a empatia. Ao observar macacos, eles notaram que certas células do cérebro responderam tanto quando um macaco realizada uma ação e quando esse macaco observava outro macaco executar a mesma ação. As mesmas células podem ser encontradas no cérebro humano. Estas células, chamadas neurônios espelho, fogo quando vemos algo acontecendo com outra pessoa que poderíamos imaginar acontecendo com nós mesmos, de arrancar um dedo do pé para ganhar na loteria.

A descoberta dos neurônios-espelho foi um avanço significativo, pois revelou que nossos cérebros evoluíram de uma forma que nos permite reconhecer e compreender as emoções e intenções dos outros não apenas por pensar, mas realmente sentindo. Ele enviou ondulações através de uma série de disciplinas científicas e desafiou nossa compreensão de tudo, de linguagem e filosofia da psicoterapia e, certamente, de empatia. O neurocientista Vilayanur Ramachandran argumentou que esses neurônios nos permitem aprender comportamentos sociais complexos e os chamou "a base da civilização."
"Se as crianças tinham quatro ou mais experiências de infância adversas, suas chances de ter problemas de aprendizagem ou de comportamento na escola era 32 vezes maior do que crianças que não tiveram experiências adversas na infância."
Muitas espécies exibir empatia, de alguma forma, incluindo ratos, galinhas e cães, e, entre outros. Mas os primatas e, especialmente, os seres humanos, têm uma capacidade mais sofisticados, graças a um neocórtex mais desenvolvido e uma grande capacidade de memória de trabalho. De fato, os seres humanos são difíceis fio de empatia: é parte do que faz de nós animais profundamente sociais e distinto de outros animais no planeta.
Agora reconhecemos a empatia como a força motriz por trás de grande parte do comportamento humano, de vínculo social e assistência pré-natal com a moral e os direitos humanos ativismo. Só recentemente, no entanto, temos vindo a conceptualizar a empatia como uma força motriz para a aprendizagem (e não estamos falando de inteligência emocional aqui).
Em 2012, pesquisadores da Universidade McGill, em Montreal encontrou uma conexão direta entre a empatia ea capacidade de aprendizagem. Estudar as interações entre pais e filhote entre ratos, eles descobriram que certas ratas mães, chamadas "barragens", que, em seu laboratório, tendiam a lambem e seus filhotes mais, especialmente em situações de estresse, filhotes criados com QIs mais altos. Os filhotes de ratos que ficaram um pouco TLC da mãe em suas primeiras semanas no laboratório não eram apenas mais confiante e menos medo do que os filhotes que não fizeram, mas eles também eram melhores em labirintos.
Então, você tem isso, pessoas que recebem a empatia dos outros, especialmente a partir de uma idade precoce, desenvolver uma maior capacidade de aprender. Parte da razão para isso é que a empatia é um antídoto especialmente eficaz ao stress. Nos seres humanos, o estresse afeta negativamente a aprendizagem eo desenvolvimento do cérebro em crianças, afetando principalmente o córtex pré-frontal que administra habilidades não-cognitivas, como auto-controle, juntamente com a memória eo raciocínio. As crianças pobres, que estão em maior risco de experiências adversas na infância, são desproporcionalmente afetados.
Dr. Nadine Burke Harris, que abriu uma clínica para as minorias pobres em Bayview Caçadores apontam em San Francisco, tem estudado os efeitos do estresse sobre as mentes dos jovens .
"Para os nossos filhos, se eles tinham quatro ou mais experiências adversas na infância, suas chances de ter problemas de aprendizagem ou de comportamento na escola era de 32 vezes mais altas que as crianças que não tinham experiências adversas na infância."
A empatia pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos do estresse repetido em crianças humanas
A idéia de uma relação de apego seguro, um conceito que tem sido em torno desde meados do século 20, entra em jogo aqui também. Apego seguro em filhotes de ratos é construído através do aliciamento, mas em humanos é fornecido por um adulto (geralmente um dos pais) confortando uma criança durante tempos difíceis.
Os pesquisadores dizem que, na América, por exemplo, cerca de dois terços das crianças têm um apego seguro, e um terço não. Os dois terços com uma fixação segura são mais socialmente competente e confiante através de suas vidas. Eles são melhores em lidar com outras pessoas e fazer amigos. Eles são mais capazes de lidar com contratempos. Eles são mais propensos a se envolver em seus estudos. Eles são mais propensos a terminar o ensino médio.
A empatia pode ajudar a reduzir os efeitos nocivos do estresse repetido em crianças humanas como o fez para os filhotes de ratos no laboratório da Universidade McGill. Isso tem enormes implicações para a educação e formação de professores, e transforma velhas noções de punição e disciplina em sua cabeça. E a empatia não é apenas algo para os jovens, também.
É uma habilidade que pode transformar uma comunidade e construir o capital social, como veremos abaixo.

O Empathy realmente melhorar o desempenho acadêmico?

A capacidade de empatia é uma característica reverenciado na maioria das sociedades em todo o mundo. Empatia é considerado um fator de motivação para o comportamento altruísta, pró-social, ao passo que a falta de empatia está relacionada ao comportamento anti-social. Mas a empatia não é apenas sobre abraços e tapinhas nas costas. É uma habilidade que pode tornar os jovens mais produtivo em ambientes de trabalho que requerem a cooperação, e em uma economia global que se torna mais complexo a cada dia que passa. É o que transforma os estudantes de hoje em futuros líderes.
Aqui estão apenas alguns dos benefícios cognitivos associados com a empatia:
  1. Promove uma visão sobre diferentes perspectivas e promove a verdadeira mente aberta
  2. Desencoraja exame problema apressada e superficial
  3. Facilita a construção de mais totalmente elaborado e modelos de problemas freqüentemente novos
  4. Desencoraja crença rigidez
  5. Incentiva flexibilidade cognitiva e pessoal
  6. Práticas de sondagem persistente, envolvido exame de um problema em alternância com flexibilidade (Gallo)
Como você pode ver, há uma forte ligação entre empatia e habilidades de pensamento crítico.
Distribuída e aprendizagem colaborativa , com sua ênfase na atenção plena, a sintonia com os outros, interações, sem julgamentos reconhecimento de contribuições únicas de cada pessoa, e reconhecimento da importância da participação de profundidade, não pode deixar de promover as habilidades de pensamento crítico e um maior envolvimento empático " diz Jeremy Rifkin, teórico social e autor de O Empathic Civilização . "Nesse sentido, a aprendizagem colaborativa transforma a sala de aula em um laboratório de expressão empática, que, por sua vez, enriquece o processo educacional."
E não há provas de que é este o caso. Empatia e resultados acadêmicos pesquisa mostra uma notável correlação entre a compreensão empática dos alunos e seu desempenho acadêmico. Por exemplo, os investigadores (por exemplo, Bonner e Aspy) identificaram correlações significativas entre as pontuações dos alunos sobre as medidas de compreensão empática e suas médias de notas, e uma revisão de pesquisas relacionadas à empatia formação / instrução indica que esta instrução aumenta as habilidades de pensamento crítico e criativo pensando (Gallo, 1989).
Um particularmente interessante estudo de 2013 descobriu que a empatia funciona de outra maneira ao redor, também, aumentar como resultado do avanço acadêmico.
O estudo, "Leitura Ficção Literária Melhora a Teoria da Mente", foi realizado na New School for Social Research, onde os pesquisadores pago aos participantes que leiam trechos por apenas alguns minutos antes de tomar testes computadorizados de empatia, de Nova York. Alguns lêem ficção literária. Alguns ler best-sellers (seleções por Rosamunde Pilcher, Robert Heinlein, e Gillian Flynn). Alguns ler não-ficção, tirado do Smithsonian Magazine. Alguns lêem nada. Isto foi acompanhado por outros quatro experimentos.
De acordo com o estudo, os resultados mostram claramente que a "leitura de ficção literária aumenta temporariamente [Teoria da Mente]. . Mais amplamente, eles sugerem que Tom pode ser influenciada por envolvimento com obras de arte "E por Teoria da Mente, todos os pesquisadores realmente significa é uma espécie de empatia cognitiva: Teoria da Mente, ou" mind-cegueira ", é uma incapacidade a ver as coisas de qualquer outra perspectiva do que a própria.
"Nosso argumento é que a ficção literária, o que nós consideramos ser tanto writerly e polifônica, envolve exclusivamente os processos psicológicos necessários para ter acesso a experiências subjetivas dos personagens," escrevem os pesquisadores. "Os leitores de ficção literária deve recorrer a recursos interpretativos mais flexíveis para inferir os sentimentos e pensamentos dos personagens. Ou seja, eles devem se envolver processos de TM. Ao contrário da ficção literária, ficção popular, que é mais readerly, tende a retratar o mundo e personagens como internamente consistente e previsível. Por isso, pode reafirmar as expectativas dos leitores e assim não promover tom ".
Em outras palavras, por forçá-lo a pensar, sentir empatia, e assumir, em vez de entregar-lhe o protótipo de personagens cujas ações e personalidades podem ser diretamente compreendidos, ficção literária é "literalmente fazer de você uma pessoa mais carinhosa e emocionalmente inteligente."
Talvez ainda mais dizendo que estudos como estes é a neurociência que está subjacente a empatia e aprendizagem .
O córtex pré-frontal ventromedial (vmPFC), que fica na parte da frente do cérebro, é responsável pela regulação de ambas as respostas emocionais e de tomada de decisão. Pessoas com danos a esta área tendem a apresentar um comportamento anti-social, o juízo moral prejudicada, e em alguns casos a redução da capacidade para o pensamento crítico e outros mecanismos de aprendizagem.
Embora a maioria de sua capacidade intelectual é preservada, pacientes com lesões bilaterais do vmPFC desenvolver deficiências graves na tomada de decisão pessoal e social. Eles têm dificuldade para escolher entre as opções com resultados incertos, e tem uma capacidade prejudicada de aprender com seus erros, fazendo as mesmas decisões de novo e de novo, mesmo que levar a conseqüências negativas. Estes pacientes escolher alternativas que dão recompensas imediatas, mas parece ser cego para as futuras conseqüências de suas ações.
Os cientistas confirmaram uma ligação direta entre déficits de empatia e capacidade reduzida de Teoria da Mente. Por que isso é importante? Porque a Teoria da Mente tem sido mostrado para melhorar o desempenho acadêmico
Curiosamente, danos ao córtex pré-frontal ventromedial, também tem sido ligado a déficits na detecção de ironia, sarcasmo e decepção. Indivíduos com danos nessa área, foram encontrados para ser mais facilmente influenciadas pela publicidade enganosa. Isto tem sido atribuído a uma ruptura de um "mecanismo de marcação falsa", que fornece dúvida e ceticismo de novas crenças (leia-se: habilidades de pensamento crítico ).
Especialmente relevante para a discussão sobre a empatia, pessoas com danos no córtex pré-frontal ventromedial são mais propensos a apoiar acções de auto-serviço que quebram as regras morais ou causa dano a outrem. Isto é especialmente verdadeiro para os pacientes cujo dano ocorreu o mais cedo na vida.
No Centro Médico Rambam, em Haifa, Israel, os cientistas confirmaram uma ligação direta entre déficits de empatia e capacidade reduzida de Teoria da Mente. Em um estudo , sete dos nove pacientes com danos no córtex ventromedial direito mostrou empatia prejudicada e TOM.Este foi contrastado com pacientes que tiveram danos em outra parte do córtex (a dorsolateral), um pouco menos responsável pela regulação empatia, e que não mostraram redução na capacidade TOM.
Por que isso é importante? Porque a Teoria da Mente tem sido mostrado para melhorar o desempenho acadêmico, também. Um 2013 estudo no European Journal of Developmental Psychology testou um grupo de 49 alunos do jardim de infância e constatou que a Teoria da Mente correlacionada com o desempenho accademic ao longo do ano escolar. E isso não é nada novo, inúmeros estudos antes de este ter confirmado a mesma coisa: Teoria da Mente prevê ganhos de aprendizagem.
Não é difícil seguir o caminho da lógica daqui. Se empatia e teoria da mente estão inextricavelmente entrelaçada em um nível neurológico, em seguida, empatia e aprendizagem deve ser também.

Como cultivar a empatia para a Aprendizagem

O desafio que todos nós enfrentamos não é por isso, mas como a cultivar a empatia em nós mesmos e aos outros, para que possamos prosperar como indivíduos, como sociedade, e como um planeta. Felizmente, a ciência sugere cada vez mais que a empatia cognitiva, em particular, é uma habilidade que pode ser aprendida e dominado, e estamos a obter uma melhor compreensão de como fazê-lo.

1. Prática de Interpretação de Papéis.

Um dos principais métodos de treinamento empatia é incentivar o aluno a assumir o papel de outro. O Centro Nacional para Lactentes, Crianças e Famílias define empatia como "a capacidade de imaginar como alguém está se sentindo em uma situação específica e responder com cuidado." Os professores atuam como modelos importantes em mostrar aos seus alunos como criar empatia com as pessoas. Através de suas próprias ações e comportamentos, os educadores podem ensinar seus alunos como reconhecer, entender e reagir aos sentimentos dos outros.
Reconhecimento facial, esquetes emoção, jogo da memória, e empatia charadas são apenas alguns exemplos dos role-playing muitos jogos que você pode tentar.

2. Foco em Competências não-cognitivas.

Chicago tem um programa social chamado One Goal, que trabalha com cerca de 1.300 crianças do ensino médio na cidade, ajudando-os a desenvolver habilidades não-cognitivas e princípios de liderança. Kewauna Lerma, uma vez que uma menina de 15 anos de idade, agressivo, que foi preso por esmurrar um policial, foi um dos alunos ajudados pelo programa de aprendizagem sócio-emocional a meta.
Como um calouro na escola, ela tinha um GPA de 1.8. Em seu primeiro ato prática, ela marcou um 11, o que colocou Kewauna em um percentual inferior de todos os que fizeram a prova naquele ano. Por segundo ano, depois que ela se matriculou em um objetivo, seu GPA tinha saltado para 3,4. Ela se formou no colegial, com uma média de 4,1 e marcou um 15 em seu ACT e ingressou na Western Illinois University.

3. Promover a Literacia Emocional.

Um exemplo interessante disso é o projeto Raízes da Empatia, iniciado pelo educador canadense Mary Gordon, que foi introduzido em primeiro lugar através oitava séries em todo o Canadá. Uma mãe e seu bebê visite a sala de aula uma vez por mês durante um ano escolar. Os alunos são convidados a assistir de perto a sua interacção, especialmente como eles se comunicam e responder uns aos outros. Ao longo do ano, as crianças experimentam o bebê e sua mãe como pessoas únicas com necessidades e desejos de filiação e afeto e não ao contrário a sua própria.
Tornam-se sintonizados com a leitura dos sentimentos do bebê e desenvolver uma relação empática com o bebê ea mãe. As crianças vêm para aprender sobre a alfabetização emocional, que Gordon define como "a capacidade de encontrar a nossa humanidade no outro."
"Colocar os alunos em contato emocional direto com o processo de ligação entre pais e filhos e vínculo empático cria" cidadãos do mundo ", as crianças que estão em desenvolvimento ética empática e um sentido de responsabilidade social que assume a posição de que todos nós compartilhamos o mesmo bote salva-vidas", Gordon argumenta. "Estas são as crianças que vão construir uma sociedade mais solidária, pacífica e da sociedade civil, criança por criança."
Kimberly Schonert-Reichl, professor de psicologia da Universidade de British Columbia, que estudou Raízes desde 2000, disse que é particularmente importante para ensinar habilidades sociais e emocionais com jovens em risco.
"A evidência é tão claro que quando você faz isso, não interferem com os resultados dos testes, mas, na verdade, ajuda-os a fazer melhor na escola", disse ela. "Baseia-se resiliência."
Os governos têm ajudado a subsidiar a expansão do programa em outros países, também, incluindo Escócia e Nova Zelândia.

4. Criar um sentido de comunidade.

O objetivo de um programa chamado Sala de Aula Responsive é criar um ambiente educacional carinho através de várias técnicas baseadas em pesquisa, incluindo modelagem, jogo do papel, reforço professor, lembretes e redirecionamento. Estes techiques resultar no aumento de competências sociais, a cooperação, a afirmação, responsabilidade, empatia e auto-controle.
Estratégias particulares, que enfatizam a aprendizagem social e acadêmico, incluem uma área que mostra de trabalhos dos alunos, bem como uma mistura de toda a turma, em pequenos grupos, e instrução individual; reuniões matinais nas quais os estudantes exercitar habilidades sociais através de saudação, conversando, e resolução de problemas; a participação dos alunos no desenvolvimento e aplicação das regras de classe; tempo escolha, durante o qual os alunos podem dirigir sua própria aprendizagem em ambas as atividades em grupo e individuais de cooperação; descoberta guiada em que os alunos têm a oportunidade de explorar várias experiências de aprendizagem; e avaliação freqüente e relatórios para os pais.
Uma avaliação (Elliott 1992) comparou o desempenho dos alunos em uma escola de programa como este com aqueles em duas escolas de comparação. Ele indicou que o programa produziu ganhos de competência acadêmica dos alunos e as habilidades sociais como determinado pelo classificações de professores, pais e os próprios alunos, no outono e na primavera.
"A constatação de que somos uma espécie de empatia, que a empatia tem evoluído ao longo da história, e que somos tão interconectados na biosfera como estamos na blogosfera, tem profundas implicações para repensar a missão da educação", diz Rifkin. "Novos modelos de ensino destinados a transformar a educação de um concurso competitivo para uma experiência de aprendizagem colaborativa e empática estão emergindo como escolas e faculdades tentar chegar a uma geração que cresceu na Internet e é usado para interagir em redes sociais abertas, onde as informações são compartilhadas em vez de acumulados ".
Empatia currículos já existem em mais de 20 estados em toda a Austrália e os EUA. Em muitas escolas, os currículos empatia começar tão cedo quanto a primeira série. O que você vai fazer para ser parte do movimento?


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