quarta-feira, setembro 3

Marketing olfativo como estratégia de gestão interna


Foto
Antes de uma empresa manter um bom relacionamento com o cliente ela precisa conquistar a confiança e parceria de seus colaboradores oferecendo ferramentas eficientes de trabalho, ambiente seguro e saudável a fim de fazê-los abraçar as missões da corporação.


Visando esta conquista interna, as empresas têm investido nas ações de marketing aliadas com técnicas de Recursos Humanos, o endomarketing, com horários flexíveis, ambientes de descanso com videogames e televisões, coffee breaks com colegas e ambiente descontraído.



A nova tendência de endomarketing é a aromatização de ambientes para aumentar a eficiência dos colaboradores, redução dos erros e aumento da velocidade para realização de atividades internas.



O aroma tem o poder de mexer com as sensações e gerar reações diversas nas pessoas. Dentro do ambiente de trabalho, a experiência é positiva, pois estimula o desempenho do funcionário.



A Shimizu’s Aroma Generation System em conjunto com a Takasago realizou um estudo em que monitorou 30 colaboradores durante 30 dias no período de oito horas diárias para analisar a efetividade do marketing olfativo interno.



Os funcionários foram submetidos a ambientes aromatizados com três tipos de essências, sendo elas lavanda, limão e jasmim. Quando submetidos ao aroma de jasmim os erros reduziram em 33%, com a essência de limão a queda foi de 54% e lavanda 21%.



As essências mais efetivas para o marketing olfativo interno são:



• Lavanda: a palavra vem do latim “lavare”, significado de limpar e desintoxicar. O aroma é conhecido por aumentar a autoconfiança e proporcionar a sensação de leveza.



• Jasmim: aroma adocicado produzido por meio da família olfativa floral conhecida pela capacidade de aliviar os nervos. Segundo estudos da Escola de Medicina da Universidade Toho de Tóquio, o aroma de jasmim também estimula as ondas cerebrais.



• Limão: característico da família olfativa cítrica, o aroma de limão tem como principal característica o frescor. Também conhecido pelo potencial de aumento de concentração e desenvolvimento da habilidade de memorização.


O marketing olfativo é a técnica muito utilizada como ação externa para captação de clientes, mas que apresenta uma efetividade expressiva com o público interno de uma empresa, pois mexe com as emoções da pessoa e consequentemente aumenta o desempenho dos funcionários.




FONTE: RHCentral

Nenhum comentário:

Postar um comentário