De dentro de um edifício na Rua da Consolação, no centro da capital paulista, o CEO Pedro Chiamulera comanda a ClearSale, hoje uma robusta empresa que detém 75% do mercado de softwares antifraude em compras via web no Brasil. Entre seus clientes estão Magazine Luiza, Gol, Lojas Americanas, Saraiva, Ponto Frio, Casas Bahia e Extra.
Em 11 anos de atuação, a empresa tornou-se referência na detecção de fraude e na minimização de risco em vendas on-line. Diariamente, ela é responsável pela validação de 160 mil transações eletrônicas no país. Não é por acaso que, em 2012, a companhia registrou a marca histórica de 44,2 milhões de reais no faturamento, uma expansão de 51% em relação ao ano anterior.
Mas qual será o segredo desse sucesso? A quase ruína da companhia poderia ser uma resposta provável a essa pergunta. No entanto, Chiamulera prefere dizer que foi o investimento que fez em sua equipe que o levou ao topo. Na verdade, ambas as respostas são verdadeiras.
Em 2005, quando o mercado de softwares de gestão estava aquecido, o empresário viu 90% de sua equipe sair pela porta da frente da empresa. E pior: levaram as ideias debatidas na ClearSale para a concorrência. "Eu tinha a ideia e a desenvolvia com minha equipe. Quando chegou 2005, vi essas pessoas debandarem para ganhar mais e levarem grande parte dos produtos que tínhamos com eles. Só fiquei com o de fraude", explica. O executivo confessa que, à época, sua gestão de pessoas era falha. Ele focava suas energias em tentar entender o produto, não as pessoas. "Quando tomei esse baque, refleti qual o sentido de ter uma empresa e, depois de cinco anos, quase perder tudo", diz. Com apenas a Americanas.com como cliente e dois funcionários, ele entendeu que o mais importante em uma empresa é o capital humano.
A partir daí, a ClearSale começou a desenvolver práticas simples de gestão de pessoas e a conquistar seu espaço. Claro que a companhia também contou com a sorte do crescimento do mercado de compras on-line. Foi o casamento da oportunidade com a competência.
Aberto ao diálogo
Chiamulera explica que passou a conversar com seus colaboradores na tentativa de saber e entender as necessidades de cada um. "Falávamos sobre os problemas profissionais do dia a dia, mas nunca dos sonhos pessoais. Resolvi, então, parar por uma hora, todo dia, para estabelecer quais eram as necessidades dos funcionários. Queria entender o que eles queriam além do dinheiro. Como empreendedor, eu desejava me realizar com pessoas felizes trabalhando comigo", justifica.
Segundo o CEO, essa ação foi mágica, pois desencadeou uma grande transformação no ambiente da empresa e no modus operandi do próprio executivo. Foi desse movimento que surgiram os programas Universidade da Assertividade Humana (UAH), passeios, campanhas sociais, e as T!erças, desenvolvidos com a ajuda da pedagoga Cecília Warschauer.
Mudanças
Programas que se baseiam na pirâmide de relacionamento: colaborador, colegas e empresa mudaram o ambiente de trabalho. As T!erças, por exemplo, são o momento de desligar os computadores e fazer uma atividade extra que aproxime os funcionários. Isso ocorre rigorosamente todas as terças-feiras. Outro projeto bem-sucedido é a Roda & Registro (R&R), no qual todos escrevem o que estão pensando sobre os procedimentos da empresa ou sobre um determinado tema.
Chiamulera conta que o R&R facilita saber as causas que levam as pessoas a não executar uma tarefa. "Se não conversarmos com os colaboradores, a empresa não existe, mas para se abrirem é preciso haver confiança, e é esse o maior valor que temos. Quando se expressam por meio da Roda, ganham confiança e, por consequência, temos retenção de talentos", conclui.
Há um ano na ClearSale, Luana Souza começou na operação e em pouco tempo migrou para a área de RH. Ela relata que, desde a sua entrada, notou a diferença do que é feito na empresa em termos de gestão de pessoas. "Aqui, nos sentimos mais humanos e não apenas um número. As T!erças, as aulas de dança e inglês, os passeios e as campanhas, como a do Dia das Crianças, fazem toda a diferença motivacional", destaca.
Os programas ajudam não só na autoestima dos colaboradores, mas também no relacionamento com os colegas. Luana conta que um passeio organizado pela companhia à Caverna do Diabo, no Vale do Ribeira, região sul do estado de São Paulo, marcou sua trajetória na ClearSale e o seu entrosamento com os colegas. "O passeio foi ótimo, especialmente porque reforçou os laços com outros funcionários, muitos de outras áreas, que eu não conhecia e com os quais passei a interagir", diz. "Normalmente, os presidentes nunca aparecem, mas o Pedro sempre passa pelas áreas, conversa, e isso faz toda a diferença em querer permanecer. Não é só o salário que interessa, sentir-se importante na empresa faz toda a diferença", finaliza.
Na prática
Quando a ClearSale disponibiliza aulas de idiomas, de danças, de instrumentos, de culinária etc., e bolsas de estudo para qualquer faculdade (80%), ela capacita seus colaboradores como seres humanos e garante a retenção de talentos. Vale lembrar que tanto a corporação pode pagar pelo curso quanto um funcionário pode ensinar o outro, passando seu conhecimento em um trabalho de voluntariado.
Para Mário Garruti, da área de treinamento, os programas de aproximação e de incentivo são importantes ferramentas de clima organizacional e de retenção. "Estou cursando marketing graças à ClearSale, e sou grato, pois sem essa ajuda não teria condições de pagar a faculdade. Além disso, os passeios e as T!erças dão um grande apoio aos funcionários e fazem com que o prazer em trabalhar seja maior, o que por consequência gera uma qualidade maior na entrega de resultados." Ele afirma que os programas geram comprometimento e fidelização, porque agregam valores tanto na vida profissional como na pessoal.
Parte do negócio
As estratégias trabalham as relações humanas, o respeito e a autenticidade, afinal, em ambientes corporativos, o relacionamento é fundamental. Dessa forma, os colaboradores passam a se sentir parte do negócio, crescendo como profissionais e pessoas. Foi assim, trabalhando com base nas pessoas, que a ClearSale inovou na forma como trata a integração TI, inteligência estatística e banco de dados, passando a ser referência no mercado e apresentando resultados financeiros de fazer inveja no segmento.
FONTE: RevistaMelhor
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