O que é o SEL?
Aprendizagem social e emocional envolve os processos de desenvolvimento de competências sociais e emocionais em crianças. Programação SEL baseia-se no entendimento de que o melhor aprendizado surge no contexto de relações de apoio que tornam a aprendizagem desafiador, envolvente e significativo, habilidades sociais e emocionais são fundamentais para ser um bom aluno, cidadão e trabalhador, e diversos comportamentos de risco (por exemplo, o uso de drogas, violência, bullying e abandono) pode ser evitado ou reduzido quando plurianuais esforços integrados desenvolver habilidades sociais e emocionais dos alunos.
Este é o melhor feito através da instrução efetiva em sala de aula, o envolvimento dos alunos em atividades positivas dentro e fora da sala de aula, e os pais e comunidade ampla participação no planejamento, implementação e avaliação (Bond & Hauf, 2004; Hawkins, Smith, & Catalano, 2004 ; Nation et al, 2003;. Weare e Nind, 2011). Programação eficaz SEL começa na pré-escola e continua até o ensino médio. CASEL identificou cinco conjuntos inter-relacionados de cognitivo, afetivo e competências comportamentais.
As definições dos cinco agrupamentos de competências para os alunos são:
- Auto-conhecimento : a capacidade de reconhecer com precisão as emoções e os pensamentos de um e sua influência no comportamento. Isso inclui avaliar com precisão os pontos fortes e as limitações de um e de possuir um senso de confiança e otimismo bem fundamentado.
- Autogestão : A capacidade de regular as emoções da pessoa, pensamentos e comportamentos de forma eficaz em situações diferentes. Isto inclui gerenciamento de estresse, controlar impulsos, motivar a si mesmo, e definir e trabalhar para alcançar objetivos pessoais e acadêmicas.
- Consciência social : a capacidade de assumir a perspectiva de e empatia com os outros de diversas origens e culturas, para compreender as normas sociais e éticas para o comportamento e reconhecer família, escola e comunidade os recursos e apoios.
- Habilidades de relacionamento : a capacidade de estabelecer e manter relacionamentos saudáveis e gratificantes com diversos indivíduos e grupos. Isso inclui comunicar com clareza, ouvir ativamente, cooperando, resistindo a pressão social inadequada, negociação de conflitos de forma construtiva, buscando e oferecendo ajuda quando necessário.
- Responsável tomada de decisão : a capacidade de fazer escolhas construtivas e respeitosas sobre o comportamento pessoal e interações sociais com base na consideração dos padrões éticos, questões de segurança, as normas sociais, a avaliação realista das consequências de várias ações, e o bem-estar de si e dos outros .
FONTE: casel.org
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