sexta-feira, novembro 28

Formação de pesquisadores no Brasil é defendida por diretor do CNPq

Criar programas de formação para pesquisadores é uma necessidade fundamental para desenvolver a iniciação científica no Brasil. A avaliação é do diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), Paulo Sergio Lacerda Beirão, durante a 5° Reunião de Trabalho com Pró-Reitores de Pesquisa e Coordenadores, realizada em Brasília (DF).

"É importante essa perspectiva de que precisamos formar pessoas com qualificação e formação capaz de desenvolver pesquisa para o nosso País", afirmou Beirão. "Para isso não precisamos apenas de um programa de bolsas, mas de um programa de formação, com ou sem bolsa."

A iniciação científica é um modelo de pesquisa acadêmica desenvolvida por alunos de graduação nas universidades brasileiras, em diversas áreas do conhecimento. Em geral, os estudantes que se dedicam a esta atividade possuem pouca ou nenhuma experiência em trabalhos de pesquisa científica, sendo acompanhados por orientadores durante a função.

Durante o encontro, que reuniu cerca de 300 pró-reitores de pesquisa e coordenadores dos programas de iniciação científica, foram avaliados os resultados alcançados no último ano.


FONTE: Agência Gestão CT&I, com informações do MCTI

Nenhum comentário:

Postar um comentário