terça-feira, novembro 25

Workshop debate gestão e uso da água em indústria

Florianópolis sedia na semana que vem, nos dias 27 e 28, o X Workshop sobre Reuso da Água na Indústria.  A crise no abastecimento de água é uma preocupação de muitas indústrias brasileiras, principalmente as de abate de aves e suínos, indústrias têxteis e de papel e celulose, que consomem grande quantidade de água. No evento serão apresentadas experiências bem-sucedidas de gestão de água em grandes empresas, como BRF, Ambev, Petrobras e o Programa de Reuso de Água da Cerâmica Portobello.
Para José Carlos Petrus, coordenador de pesquisa do Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da UFSC e organizador do workshop, “cada vez mais se torna imperativo que as indústrias implantem sistemas de gestão da água, incluindo racionalização com modificação de processos, escolha do melhor método de tratamento para despejo e reuso total ou parcial. Para muitas indústrias, esses poderão ser fatores preponderantes para sua própria sobrevivência.”
Segundo Petrus, muitas pesquisas que serão mostradas no evento foram realizadas em parceria com a universidade. Um exemplo é o projeto GHAEP (Gerenciamento Hídrico da Indústria de Pescados), da UFSC, que estuda a redução de consumo de água em cinco indústrias de Santa Catarina, entre elas a Gomes da Costa.
Luiz Fernando Scheibe, coordenador da Rede Guarani/Serra Geral no estado, será um dos palestrantes e falará sobre o papel estratégico das águas subterrâneas nos contextos de crise hídrica. A crise hídrica em todo o Brasil mostra que o ciclo natural das águas não tem dado conta da reposição da quantidade utilizada, e da renovação da sua qualidade. Para o pesquisador, “cresce cada vez mais o uso das águas subterrâneas e daí a importância de bem conhecê-las, para melhor utilizá-las”.
Com o aumento da demanda por água e da frequência e intensidade de situações de crise, os aquíferos podem ser a alternativa de estabilização do abastecimento. No que se refere às atividades essenciais, as águas subterrâneas se tornam “reservas estratégicas” que devem ser consideradas nas políticas e planos de remediação, prevenção. “O aumento da exploração das águas subterrâneas, como alternativa à deterioração da qualidade das águas superficiais, baliza a necessidade de uma gestão integrada das águas, tanto as subterrâneas como aquelas provindas diretamente da chuva”, afirma Scheibe.
A Rede Guarani/ Serra Geral é um projeto interinstitucional e interdisciplinar apoiado pela Fapesc e que reúne cientistas, pesquisadores, educadores ambientais, universidades, fundações, agências governamentais nacionais e entidades internacionais. Os objetivos do estudo são produzir conhecimento sobre gestão sustentável de águas e a elaborar uma proposta de modelo jurídico e legal para uso e conservação do Sistema Aquífero Integrado Guarani/Serra Geral, que abrange a Região Sul do Brasil.
O X Workshop é organizado pela Feesc (Fundação de Ensino e Engenharia em Santa Catarina) em parceria com o EQA (Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos), da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e tem apoio da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina). 
O workshop acontece no Majestic Palace Hotel e as inscrições podem ser feitas acessando o site do evento.



FONTE: economiasc

Nenhum comentário:

Postar um comentário