segunda-feira, novembro 24

Entidades lançam chamada para promover cooperação entre cientistas de Brasil e Holanda

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em parceria com o Escritório de Apoio à Educação da Holanda (Nuffic Neso, na sigla em inglês) investirá pouco mais de R$ 3,1 milhões no financiamento de pesquisas conjuntas desenvolvidas por grupos de brasileiros e holandeses.

A iniciativa tem como objetivo fomentar o intercâmbio de professores e alunos de graduação e pós-graduação nos níveis de doutorado e pós-doutorado. 

Interessados têm até 5 de dezembro para se inscreverem.

A coordenação do projeto deverá ficar com docente brasileiro, residente no País, que possua doutorado há pelo menos quatro anos, com reconhecida competência na área do projeto. A equipe a ser formada deverá ter ao menos dois docentes doutores, além do coordenador, pertencentes à mesma instituição.

O edital contempla o pagamento de missões de trabalho e estudo. No primeiro caso, o grupo receberá três tipos de benefícios: diária para pesquisadores brasileiros na Holanda no valor de 140 euros; seguro-saúde de 90 euros; e passagens no trecho Brasil/Holanda/Brasil. Para as missões de estudo, estão previstos, entre outros  auxílios, como mensalidades para graduação sanduíche (870 euros), para doutorado sanduíche (1,3 mil euros), e pós-doutorado (2,1 mil euros).


FONTE: agenciacti

Nenhum comentário:

Postar um comentário