segunda-feira, novembro 24

18 números sobre o desempenho das marcas nas redes sociais

Usuário de smarphone mostra aplicativo do Facebook em seu aparelho



Um estudo inédito no Brasil analisou os 100 maiores perfis de marcas nas redes sociais.
A análise foi feita em uma parceria entre a Faap (Núcleo de Inovação em Mídias Digitais da universidade) e o Socialbakers, maior especialista mundial de monitoramente de redes sociais.
O estudo será divulgado a cada trimestre no Brasil. O primeiro compilou dados de julho a setembro.
É possível fazer comparações de desempenho dos perfis de marcas com não-marcas
De modo geral, as marcas têm menos interação com o público. São menos posts, likes e comentários se comparados com perfis de não-marcas, principalmente de entretenimento e mídia/notícias.
Veja a seguir os resultados:
Facebook
Volume de fãs - Perfis de marcas têm 2.688.233 seguidores em média - contra 2.404.810 dos perfis de mídia/notícias e 1.361.420 dos perfis de entretenimento.
Interações - Perfis de marcas têm 110.801 interações: 88% curtidas, 9% comentários e 3% compartilhamentos. Bem menos que a interação com perfis de mídia/notícias: 1.009.117.
Tempo de resposta - Perfis de marcas demoram 1 hora e 52 minutos para responder algum usuário. A média geral é de 9 horas e 23 minutos.
Publicações - As marcas postam fotos em 83% das atualizações. Cerca de 4% são vídeos e 5% apenas uma atualização de texto. São 374 posts em três meses.
Twitter
Seguidores - As marcas têm perfis pequenos se comparados aos perfis de não-marcas. Elas têm média de 168.085 seguidores - contra 2.381.678.
Interação - Os perfis de marcas têm média de 10.695 interações, a maioria quando há postagem de foto. A média de não-marcas é de 295.413 interações.
Respostas - Quando um usuário fala algo para a marca (uma pergunta, uma reclamação), a média do tempo de resposta é de 8 horas e 35 minutos. Não-marcas respondem em 59 minutos.
Publicações - As marcas publicam 445 tweets em um trimestre, em média. 
Instagram
Publicações - Em três meses, são feitas 100 postagens em média.
Filtros prediletos - 86% das fotos não usam filtro algum. O predileto é Valencia (1,9%), seguido de Amaro (1,7%) e Mayfair (1,6%).
Hashtags - 27% das publicações tinham de 2 a 3 hashtags. 18% colocam apenas uma, mas outros 18% enche com 4 ou 5 ### e 15% colocam mais de dez!
Seguidores - 35.039 é a média de seguidores das marcas. 
Interação - É na base do like: 97,8% fazem isso. Apenas 2,2% comentam.
YouTube
Gostei/Não gostei - Em média, os vídeos das marcas ganham 50 "gostei" e 7 "não gostei".
Visualizações - Os vídeos são vistos 121.806 vezes em média.
Comentários - São 5 comentários em média por vídeo.
Assinantes - 13.935 assinantes por canal em média.
Vìdeos no canal - São 470 vídeos por canal, em média.


FONTE: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário