quarta-feira, janeiro 29

Ferramentas para melhorar a gestão de pessoas em seu negócio




Ter uma boa equipe é fundamental para que o negócio seja bem-sucedido. Mas, como encontrar as pessoas certas e ficar atento aos desejos e às necessidades delas? O Movimento Empreenda tem três ferramentas que podem auxiliá-lo na gestão de pessoas. A primeira delas é a Formação de equipes empreendedoras, que pode ser usada logo no início do negócio, ainda na fase de pré-lançamento, mas também depois, quando for preciso realizar renovações no time. A ferramenta ajuda a encontrar os funcionários certos para cada posição, determinando quais são os postos-chave e os indivíduos mais indicados para preenchê-los. O desafio é formar a equipe tanto com pessoas que tenham um com comportamento empreendedor, que contribua para os resultados, quanto com indivíduos com grandes propósitos, que estejam interessados na missão do negócio.

Para escolher os perfis mais adequados, é preciso ter claras a imagem e a cultura organizacional que condizem com seu negócio. Para isso, use outra ferramenta, a Brand Character para pequenas empresas, que auxilia o empreendedor no momento de transmitir os conceitos de Missão, Visão e Valores, para que todos tenham a mesma percepção da empresa. O Brand Character ajuda a definir quais são as características essenciais da empresa, como se ela fosse uma pessoa, por exemplo. Isso é fundamental para determinar quais perfis de funcionários você busca para compor sua equipe. A ferramenta deve ser usada na fase inicial do negócio.

Com a equipe formada, uma nova ferramenta entra em ação. É a MBWA – David Packard, inspirada no estilo de gestão de David Packard, um dos fundadores da HP. Ela estimula uma percepção real do que ocorre na empresa, especialmente em relação aos funcionários e ajuda a fazer uma espécie de pesquisa de clima com os colaboradores. O termo MBWA vem de Management By Walking Around, algo como “gerenciamento andando por aí”, mas nenhuma tradução do termo pegou no Brasil. É algo como “saia da sua cadeira e convrse diretamente com seus funcionários”.

Nesse processo de gestão de pessoas, você também poderá assistir ao vídeo com Pedro Chiamulera, CEO e cofundador da ClearSale, empresa vencedora da categoria Negócio de Alto Impacto do Prêmio Empreendedor de Sucesso 2012. Pedro fala sobre as mudanças que precisou fazer na empresa depois que praticamente todos os funcionários saíram ao receber propostas de emprego que eram financeiramente melhores.


FONTE: revistapegn.globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário